Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-09-2008

Hugo Chávez, Chega a Manaus
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cumprimenta um menino ao chegar em Manaus (AM)
Hugo Chávez, Chega a Manaus
Foto: Antonio Lacerda/EFE

da Folha Online
da Efe, no Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá nesta terça-feira (30) em Manaus os presidentes da Venezuela, do Equador e da Bolívia para uma reunião cuja agenda oficial estará centrada em integração regional como mecanismo para combater a crise financeira.

O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, declarou que Lula e o presidente venezuelano Hugo Chávez terão uma reunião a portas fechadas amanhã de manhã, e depois celebrarão uma Cúpula Brasil-Venezuela. Haverá assinatura de acordos na ocasião.

"Serão discutidas maneiras de fortalecer os mecanismos regionais de integração, que têm auxiliado na resistência das economias da América do Sul à contaminação da crise financeira internacional", afirmou Baumbach.

Segundo o porta-voz, o Brasil pretende "aumentar a cooperação em áreas como a produção de adubos e de alimentos, o desenvolvimento de tecnologia e equipamentos para a prospecção e produção de combustíveis".

Também serão discutidos projetos para o desenvolvimento de cidades fronteiriças dos Estados de Roraima e Bolívar (Venezuela), com base no eixo La Paz-Manaus-Caracas.

Equador e Bolívia

Inicialmente, estava prevista a visita apenas de Chávez a Manaus, mas de última hora houve o anúncio de que também irão ao encontro os presidentes equatoriano Rafael Correa e o boliviano Evo Morales, segundo fontes oficiais.

Correa, que ainda celebra a vitória obtida neste domingo no referendo sobre a nova Constituição equatoriana, disse hoje a jornalistas em Quito que viajará amanhã a Manaus para se reunir com Lula, Chávez e Morales, com o objetivo de analisar um projeto viário de interconexão para a região.

O embaixador da Bolívia no Brasil, René Maurício Dorfler, disse à agência Efe que Morales, por sua vez, chegará a Manaus antes do meio-dia de amanhã, e que, após almoçar com os outros três presidentes, participará de um encontro bilateral com Lula.

Segundo Baumbach, Lula analisará com Morales a situação interna da Bolívia e tratará de assuntos como o comércio entre os dois países e a cooperação na luta contra o narcotráfico.

Na reunião com Correa também discutirão sobre cooperação bilateral, especialmente o Eixo Multimodal Manta-Manaus (rodoviário e fluvial).

No entanto, além do previsto na agenda oficial, o encontro tem como pano de fundo uma série de diferenças do Brasil com o Equador, por causa do conflito de Quito com a Odebrecht, e do Planalto com a Bolívia, pelas discussões sobre o abastecimento de gás.

Segundo o porta-voz Baumbach, Lula "está preocupado" com a situação da Odebrecht no Equador. É o primeiro encontro entre os dois presidentes depois que o governo equatoriano embargou os bens da construtora brasileira Odebrecht.

Lula receberá Chávez, Correa e Morales em Manaus para discutir crise.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cumprimenta um menino ao chegar em Manaus (AM), onde vai reunir-se com Lula, Evo Morales (Bolívia) e Rafael Correa (Equador) para discutir a crise financeira.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir