Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-09-2008

Barco com 230 imigrantes ilegais tenta entrar nas Canárias
230 pessoas da África sub-saariana são resgatadas pelo serviço de salvamento marítimo ao chegarem a Tenerife, nas Ilhas Canárias
Barco com 230 imigrantes ilegais tenta entrar nas Canárias
Foto: EFE

Santa Cruz de Tenerife, Espanha, 30 set (Lusa) ? Uma embarcação com 230 imigrantes ilegais, entre eles pelo menos 25 menores, tornou-se a maior e com mais passageiros a chegar na costa do arquipélago espanhol das Canárias, na costa oeste africana.

A embarcação (conhecida como cayuco) chegou ao porto de Los Cristianos, na ilha de Santa Cruz de Tenerife, no inicio da madrugada desta terça-feira.

Detectada a 50 milhas da costa, a embarcação foi escoltada até a terra, onde já estava preparado um dispositivo de apoio médico para os imigrantes, dos quais apenas cinco necessitaram de internação.

Registros oficiais indicam que este foi o cayuco com mais passageiros desde 1994, sendo que desde então já chegaram às Canárias mais de 91 mil imigrantes ilegais. O maior número de chegadas ocorreu em 2006, quando tentaram entrar no arquipélago 31.859 pessoas.

Investigações preliminares sugerem que o cayuco poderá ter partido da zona de Nouadhibou, na Mauritânia, noroeste da África, desconhecendo-se a nacionalidade dos imigrantes ilegais.

Barco com 230 imigrantes ilegais tenta entrar nas Canárias.

230 pessoas da África sub-saariana são resgatadas pelo serviço de salvamento marítimo ao chegarem a Tenerife, nas Ilhas Canárias. Elas tentavam entrar ilegalmente em Tenerife em um barco com lotação muito acima de sua capacidade.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir