Categoria Economia  Noticia Atualizada em 07-10-2008

Europa anuncia acordo para combate à crise
Países vão elevar garantias de depósitos. Bancos relevantes terão ajuda contra crise.
Europa anuncia acordo para combate à crise
Foto: www.g1.com.br

Os países da União Européia (UE) se comprometeram nesta terça-feira (7), em reunião emergencial realizada em Luxemburgo, a dar suporte aos grandes grupos financeiros para evitar uma crise generalizada, informou o vice-ministro de Finanças da Alemanha, Joerg Asmussen.

Segundo ele, a ajuda será destinada aos bancos relevantes para o sistema. Perguntado sobre quais seriam esses bancos, Asmussen afirmou que isso teria que ser decidido caso a caso.

Segundo a ministra das Finanças da França, Christine Lagarde, os ministros concordaram em coordenar suas respostas à crise financeira. Nós concordamos em assegurar a solidez e a estabilidade de nosso sistema financeiro e adotar as medidas necessárias para atingir esse objetivo, disse ela.

Os países da UE também acertaram aumentar de 20 mil a pelo menos 50 mil euros a garantia dos depósitos nos bancos do bloco. Os Estados estão de acordo em aumentar a proteção dos depósitos de particulares para um montante de pelo menos 50 mil euros, sabendo que vários Estados membros estão determinados a elevar essa cobertura a 100 mil euros, diz o texto divulgado.

Resposta à crise
O compromisso foi alcançado na reunião de ministros das Finanças dos 27 e tem como objetivo tranqüilizar os correntistas frente à crise financeira. Investidores temem que a economia entre em recessão. Na segunda-feira, diante do pânico que tomou conta dos mercados, dirigentes de vários países vieram a público para garantir que os depósitos feitos nos bancos estão seguros.

A intenção de Bruxelas, além de aumentar o valor mínimo assegurado por meio de uma reforma da legislação comunitária sobre a garantia de depósitos bancarios, também é reduzir o prazo de devolução de fundos no caso de dificuldades de um banco.

Europa anuncia acordo para combate à crise
Países vão elevar garantias de depósitos.
Bancos relevantes terão ajuda contra crise.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir