Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-10-2008

Ramo vidraceiro em desenvolvimento no ES
O ciclo de palestras, promovido pela Anavrido � ES reuniu cerca de 200 pessoas no audit�rio do Senac, em Vit�ria.
Ramo vidraceiro em desenvolvimento no ES
Foto: FIZ Assessoria de Imprensa e Produ��o de Eventos

A Associa��o Nacional das Vidra�arias - Regional Esp�rito Santo (Anavidro � ES) reuniu aproximadamente 200 pessoas no dia 4 de setembro, no audit�rio do Senac, em Vit�ria, para o ciclo de palestras, sob o tema "Um novo conceito em vidra�aria". O p�blico p�de conferir as diversas utiliza��es do vidro, suas tend�ncias de mercado e como o segmento vidraceiro vem se desenvolvendo nos �ltimos anos. Estiveram presentes empres�rios, profissionais da �rea e estudantes de arquitetura e design.

Para o presidente nacional da Anavidro, Jos� Jorge Miguel, o Esp�rito Santo est� no caminho certo, se organizando e descobrindo onde est�o as empresas do segmento. "Eu costumo brincar, dizendo que o filho j� superou o pai, pois aqui o setor j� est� mais organizando que em S�o Paulo, onde o movimento surgiu. A aceita��o dos empres�rios foi excelente e o crescimento n�o � mais uma expectativa e sim um fato", disse Miguel.

Para o presidente da Anavidro � Regional ES, Ricardo Parajara, o crescimento e desenvolvimento do ramo no Estado � fruto da aceita��o dos empres�rios, que conseguiram enxergar al�m. "O vidro deixou de ser apenas um material, para se tornar um conceito. E � acreditando nisso que estamos buscando inovar. Precis�vamos de uma organiza��o, j� a temos, agora � preciso trabalhar para dar continuidade a esse trabalho", apontou Ricardo.

Estiveram palestrando: Marcelo Barreto - diretor de Agavidro e do Programa de Apoio a Vidraceiros (PAV), K�tia Fujimura, da Saint-Gobain, Ana Carolina Granado, da Cebrace, Pedro da Matta, da Guardian, Walter Rodrigues, da AL Ferragens e o palestrante motivacional Ramon Barros.

Confira o que disseram os participantes:

Jos� Joaquim Miguel � presidente da Anavidro
"O Esp�rito Santo foi o primeiro estado a participar da Anavidro. O Ricardo esteve em S�o Paulo e numa conversa "comprou" a id�ia, que deu t�o certo, que est� melhor do que l�. O trabalho desenvolvido no Esp�rito Santo � exemplar e tem crescido muito. Os vidraceiros capixabas entenderam nossa proposta e a abra�aram. Espero que o movimento continue crescendo, pois esta organiza��o � ben�fica a todos os associados e tamb�m ao setor".

Ricardo Parajara � presidente da Anavidro � ES
"A Anavidro veio para ser um divisor de �guas no ramo vidraceiro no Esp�rito Santo. T�nhamos um segmento desunido, desorganizado e com pouca capacita��o. Agora estamos trocando experi�ncias e informa��es que facilitam o trabalho de todos. Este ciclo de palestras tem como principal objetivo neste momento, incutir em nossos associados e n�o associados, a necessidade de nos capacitarmos, de estarmos preparados para atender os desejos e anseios dos clientes que hoje s�o mais exigentes, enfim � uma infinidade de melhorias que estamos promovendo para o bem do nosso ramo".

Marcelo Barreto - diretor de Agavidro e do Programa de Apoio a Vidraceiros (PAV)
"O PAV tem como proposta trazer capacita��o t�cnica especializada em quatro frentes: marketing, gest�o, vendas e instala��o, aos empres�rios do segmento, al�m de informa��es sobre tend�ncias e novidades. Estamos tamb�m fazendo uma pesquisa no mercado para identificar onde, quem s�o os empres�rios do setor, quantos postos de trabalhos existem, qual a express�o econ�mica, enfim, todos os aspectos inerentes ao setor, a n�vel nacional. Nossa meta � descobrir onde est�o os potenciais, promover parcerias e facilitar a vida dos empres�rios".

Rafael Ribeiro � diretor financeiro da Viminas
"Acreditamos muito na Anavidro. Depositamos muita confian�a na associa��o e estamos superando todas nossas expectativas. O marcado estava enfraquecido e precisando dessa organiza��o que a Anavidro est� promovendo, buscando e trazendo novos conceitos para os empres�rios e profissionais do segmento. A Viminas est� pronta para acompanhar este processo est� investindo na automatiza��o total de sua linha de produ��o, visando sempre a melhor qualidade para atender nossos clientes".

Eduardo Denadai � empres�rio de Colatina
"O mercado vidraceiro no Norte do Esp�rito Santo ainda est� desorganizado, poucos empres�rios se associaram a Anavidro, mas isto est� mudando, pois a associa��o nos trouxe uma nova perspectiva neste ramo. Estamos bastante confiantes neste trabalho e tenho certeza que em breve, estaremos mais organizados e unidos, lutando em prol do bem comum. A Anavidro est� aproximando os empres�rios, estamos nos tornando parceiros e juntos temos mais for�a para lutarmos pelos nossos interesses".

Adilson Neves � c�nsul e presidente da C�mara de Com�rcio Brasil/Mo�ambique
"Decidi participar desse evento, primeiramente, para entender o setor e depois fazer realmente contato com os empres�rios, uma vez que h� abertura para oportunidades de neg�cios entre os dois pa�ses. Precisamos promover esta sinergia. Mo�ambique est� em franco crescimento e por que n�o, os empres�rios da Anavidro, entrarem no com�rcio internacional. Como especialista, eu afirmo que tudo conspira a favor".

Luiz Barbosa � engenheiros t�cnico da Cebrace
"O crescimento do setor tem se dado por meio da conscientiza��o dos empres�rios, que agora v�em que o vidro pode ser algo mais. N�o � apenas um produto, um material de uso e sim um conceito para ser trabalhado, seja na constru��o, em decora��es, enfim, sua utiliza��o extrapola os limites do imagin�vel. E o empres�rio que sabe disso est� a um passo a frente".

Ana Carolina Granado � promotora t�cnica da Cebrace
"Todo produto quando cresce muito, traz consigo v�rios produtos no seu encal�o e com o vidro n�o seria diferente. A organiza��o dos vidraceiros tamb�m � ben�fica para os empres�rios do "entorno", como produtores de fechaduras, artes�os, beneficiadores. Todo mundo sai ganhando".

Everton Dar�s � Estrela Vidros
"A globaliza��o faz com que tenhamos que evoluir, acompanhar desenvolvimentos e crescimentos. E esta uni�o dos empres�rios, proporcionada pela Anavidro favorece o mercado e aumenta nosso crescimento. S� temos a ganhar com a associa��o no Estado".

Confira algumas fotos do ciclo de palestras, promovido pela Anavrido em Vit�ria

















    Fonte: Elisangela Teixeira - FIZ Assessoria de Imprensa e Produ��o de Eventos
 
Por:      |      Imprimir