Categoria Economia  Noticia Atualizada em 08-10-2008

BCs mundiais anunciam corte de juros
A��o conjunta pretende conter desacelera��o econ�mica.
BCs mundiais anunciam corte de juros
Foto: www.g1.com.br

Bancos centrais de v�rios pa�ses anunciaram nesta quarta-feira (8) cortes em suas taxas de juros, em uma tentativa de conter a desacelera��o da economia mundial, afetada pela crise financeira.

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed) anunciou o corte dos juros de 2% para 1,5% ao ano. O Comit� de Pol�tica Monet�ria tomou essa atitude frente �s evid�ncias que apontam para o enfraquecimento da atividade econ�mica e de uma redu��o nas press�es inflacion�rias, esclareceu o Fed em comunicado.

Em Londres, uma reuni�o extraordin�ria do comit� de pol�tica monet�ria do Banco da Inglaterra decidiu pela redu��o da taxa de juros do pa�s em 0,5 ponto percentual, para 4,5%. A �ltima redu��o da taxa havia ocorrido em abril, de 0,25 ponto percentual.

Em comunicado, o Banco da Inglaterra aponto que n�o se deve esperar que o corte de juros resolva os atuais problemas nos mercados financeiros e que um aumento significativo no capital do setor banc�rio � necess�rio.

Em a��o coordenada com as outras institui��es, o Banco Central Europeu (BCE) tamb�m decidiu nesta quarta reduzir a taxa b�sica de juros da regi�o, de 4,25% para 3,75%. Cinco dias atr�s, o BCE havia decidido pela manuten��o da taxa, elevada ao patamar de 4,25% em julho deste ano.

No Canad�, o BC anunciou o corte na taxa em 0,50 ponto percentual, para 2,50%. Essa a��o vai prover apoio significativo para a economia canadense, afirmou a institui��o, que reconheceu, em comunicado, fortes preocupa��es com a dissemina��o da crise norte-americana.

Tamb�m cortaram suas taxas, na a��o coordenada, os BCs da Su�cia, de 4,75% para 4,25%, e da Su��a, de 3% para 2,50%.

O BC japon�s, que usualmente acompanha as decis�es dos BCs mundiais, manteve sua taxa inalterada. Em comunicado, o Banco do Jap�o afirmou a taxa de juros do pa�s j� � "muito baixa" e que a situa��o financeira do pa�s est� acomodada.

Na China, pa�s que tem registrado as maiores taxas de crescimento da d�cada, a taxa b�sica de juros tamb�m foi reduzida. O pa�s reduziu sua taxa b�sica de juros em 0,27 ponto porcentual, de 7,20% ao ano, para 6,93% ao ano. Essa � a segunda vez que a China reduz sua taxa de juros para empr�stimos e o compuls�rio desde setembro. O corte da taxa de dep�sito � o primeiro desde dezembro de 2007.

BCs mundiais anunciam corte de juros
A��o conjunta pretende conter desacelera��o econ�mica.
BCs dos EUA, Europa e Inglaterra reduziram taxas.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir