Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-10-2008

Reitor da Uerj acusa alunos de vandalismo
O reitor da Uerj divulgou nesta quarta imagens da reitoria ap�s a ocupa��o feita pelos estudantes. Os alunos alegam que material de den�ncia foi forjado.
Reitor da Uerj acusa alunos de vandalismo
Foto: Divulga��o/Uerj

Rafaella Javoski

O reitor da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Ricardo Vieiralves, apresentou nesta quarta-feira (8) fotos de m�veis quebrados, portas arrombadas e paredes pintadas com tinta guache na institui��o. Esse teria sido o resultado da ocupa��o dos estudantes no pr�dio da reitoria no m�s passado. Os alunos alegam que material de den�ncia foi forjado.

Durante a ocupa��o, Vieiralves esteve fora da universidade e voltou ao cargo essa semana. "Isso foi o que encontrei no local. Objetos pessoais meus foram embora e documentos sumiram", alega o reitor, mesmo depois de ter sido realizada uma vistoria por membros da reitoria, DCE, Sintuperj (Sindicato dos T�cnico-Administrativos da Uerj) e Asduerj (Associa��o dos Docentes da Uerj).

"A lei nos obriga a fazer queixa policial disso tudo. Sumiu um laptop do Tribunal de Contas do Estado e um pendrive com informa��es sigilosas. � um preju�zo de cerca de R$ 50 mil", avaliou o reitor.

Fabiane Sim�o, coordenadora-geral do DCE, disse que foi responsabilizada pelo roubo do laptop. "Pretendo entrar com a��o de persegui��o pol�tica contra a Uerj por difamar minha imagem".

Segundo os alunos, as fotos n�o s�o verdadeiras e foram tiradas ap�s a vistoria. "Forjaram cenas para dizer que estava uma bagun�a. Uma das fotos mostra uma pilha de processos revirados que � mentira", garantiu Viviane Gon�alves, estudante de letras que participou da ocupa��o.

A Asduerj manifestou apoio aos estudantes e desmentiu a vers�o da reitoria. "No primeiro dia da ocupa��o, os alunos encontraram cart�es corporativos com senhas, cheques assinados em branco e um cheque no valor de R$ 4.350. Tudo foi devolvido ap�s a ocupa��o", disse Inalda Pimentel, presidente da Asduerj.

Greve dos servidores
Os professores e servidores t�cnico-administrativos da Uerj continuam em greve. Inalda afirma que 80% da universidade est� com atividades paradas, ao contr�rio do que diz a reitoria, que contabiliza 20%. "Essa greve � estranha porque algumas unidades est�o paradas, outras n�o, e outras funcionam parcialmente. N�o vou fazer nenhum apelo para a retomada", disse o reitor.

Os professores propuseram repetir os estudantes para n�o ter reposi��o de aulas, n�o entregar as notas dos estudantes e impedir a realiza��o da segunda fase do vestibular 2009, marcada para o dia 7 de dezembro.

Os trabalhadores tamb�m est�o em greve por tempo indeterminado para pedir reajuste salarial. Segundo Alberto Dias Mendes, coordenador do Sintuperj, a defasagem � de oito anos e chega a 72,74%.

Reitor da Uerj acusa alunos de vandalismo; DCE diz que material de den�ncia foi forjado.

O reitor da Uerj divulgou nesta quarta imagens da reitoria ap�s a ocupa��o feita pelos estudantes. Os alunos alegam que material de den�ncia foi forjado.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir