Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 09-10-2008

Mulher-bomba mata dez em 17º atentado na mesma rua do Iraque
Iraquiano observa destruição causada por uma mulher-bomba no Iraque. Dez pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas
Mulher-bomba mata dez em 17º atentado na mesma rua do Iraque
Foto: Maya Alleruzzo/AP

da Folha Online

Uma mulher-bomba matou dez pessoas e deixou mais de 20 feridas na capital da Província iraquiana de Diyala, em uma rua que já havia sido palco de ao menos 16 ataques suicidas nos últimos cinco anos, segundo o jornal "New York times". Dos atentados anteriores, três foram cometidos por mulheres neste ano, segundo a polícia.

A mulher detonou os explosivos perto da Corte de Apelações em Baquba, capital de Diyala, em uma rua com vários edifícios públicos cujo acesso é proibido a veículos.

A rua ficou conhecida como "a rua dos ataques suicidas e dos carros-bomba" devido ao grande número de explosões no local.

Uma autoridade do Comando de Operações de Diyala disse que, além do ataque desta quarta, os ataques desde 2003 incluem sete realizados por homens ou mulheres-bomba e nove carros-bomba.

Ibrahim al Bajilan, chefe do Conselho Provincial de Diyala, disse que entre os feridos havia outro homem-bomba, que está sob custódia das forças de segurança.

"Quando a mulher se explodiu (...) ele foi ferido na explosão, e quando a polícia chegou ao local, descobriram que ele estava usando o colete (de explosivos)", afirmou.

Alvos potenciais

O alvo do ataque, aparentemente, era Uday al Khadran, 45, prefeito de Khalis, segundo um policial. Khadran é um dos líderes de um poderoso partido xiita, o Conselho Islâmico Supremo do Iraque. A explosão ocorreu quando ele saía da Corte. Há relatos contraditórios que dizem tanto que ele se feriu como que saiu ileso.

Há grande ressentimento pelo poder dos xiitas em Diyala, onde a maioria da população é sunita.

Outra fonte afirmou que prisioneiros da rede terrorista Al Qaeda estavam sendo julgados na Corte no momento do ataque. De acordo com a polícia, cinco soldados iraquianos, um policial e quatro civis morreram no atentado.

Baquba é alvo freqüente de atentados. Os EUA e autoridades iraquianas acusam os militantes da Al Qaeda.

Mulher-bomba mata dez em 17º atentado na mesma rua do Iraque.

Iraquiano observa destruição causada por uma mulher-bomba no Iraque. Dez pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas. É o 17º atentado na mesma rua, que já foi apelidada de "a rua dos ataques suicidas e dos carros-bomba".


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir