Categoria Economia  Noticia Atualizada em 09-10-2008

Bancos fechados, filas nas lotéricas
A greve dos bancários continua hoje por tempo indeterminado. Na assembléia realizada ontem à noite, o movimento sindical considerou que a paralisação deve prosseguir.
Bancos fechados, filas nas lotéricas
Foto: globo.com

A greve dos bancários continua hoje por tempo indeterminado. Na assembléia realizada ontem à noite, o movimento sindical considerou que a paralisação deve prosseguir. Das 415 agências e postos de atendimento no Estado, estiveram fechadas ontem 116 (27,95%), entre bancos públicos e privados.

Com as agências bancárias fechadas, o consumidor teve que recorrer a outras alternativas, além dos caixas eletrônicos para pagar contas.

As lotéricas ficaram lotadas, dificultando o atendimento pelos funcionários e deixando clientes insatisfeitos. Quem insistiu em utilizar os caixas rápidos das agências bancárias foi barrado pelos grevistas.

Nesse último caso, o promotor de Defesa do Consumidor do Ministério Público, Fábio Vello, aconselha ao consumidor a procurar a polícia e o Procon.

Beneficiados por uma liminar, o Bradesco, o Unibanco e o Santander Banespa funcionaram ontem normalmente.

Direitos
Segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - Pro Teste, o cliente não pode se valer da greve para simplesmente se eximir de quitar suas obrigações. Por isso deve ficar alerta à data de vencimento das contas e procurar um meio alternativo para quitá-las, evitando-se assim problemas futuros.

Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico pode recorrer às agências lotéricas e até lojas de departamentos que aceitam o pagamento de diversas contas.

Mas o cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa.

Para as pessoas que têm contas atrasadas de tarifas públicas como água, telefone e energia, a Pro Teste aconselha ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento. São contas que podem ser quitadas em qualquer banco, já que o cálculo de taxas de multas é acordado com a própria empresa que presta o serviço.

Na Grande Vitória, boas opções são os correspondentes do Banestes Mais Fácil. Padarias, farmácias, açougues, locadoras de vídeo, entre outros estabelecimentos, aceitam o pagamento de taxas municipais, de faturas de água, de telefone, de cartão de crédito e de condomínio.

Os bancos oferecem também, para quem tem conta-corrente, serviços de pagamento e de movimentação financeira na internet.

Atendimento demorado e falta de conforto
A gerente de uma loteria no bairro da Glória, em Vila Velha, disse que a paralisação dos bancos traz transtornos à empresa. "Muita gente acha que a gente adora greve, porque aumenta o movimento. Mas na verdade nos prejudica mais do que ajuda. As filas chegam a dobrar a esquina e o atendimento fica demorado", reclama Débora Lodi.

Inscrição no Cefetes ficou para outro dia
Os candidatos a uma vaga no Cefetes, interessados em se inscrever no processo seletivo, foram barrados na porta das agências. As inscrições começaram ontem. O agente de saúde Jorge Antônio Borges, 53, foi à Caixa, em Vila Velha, para inscrever o filho. "É preciso pegar um documento na Caixa para pagar. Mas ninguém quer me atender".

Fonte: Gazeta On-line
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir