Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 10-10-2008

A POLÍTICA EM MARATAÍZES
Artigo interativo com os internautas que ajudarão a responder os questionamentos
A POLÍTICA EM MARATAÍZES

Passadas as comemorações, as traições, a mea culpa, o culpar o outro. Passado o choro de alegria, de tristeza, os bate-bocas, as acusações, é hora de avaliarmos alguns pontos sobre o que aconteceu nessas eleições em Marataízes. Acho que posso começar o meu artigo com uma frase do prefeito eleito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, que diz "Eu quero governar para as pessoas e não para as coisas".

Sempre bati de frente com políticos clientelistas, que se perpetuam no poder fazendo "favorzinhos" para acabrestar o voto. Essa espécie é muito comum por aqui. Isso, definitivamente, não é governar para as pessoas. Isso é usar pessoas.

A gestão do prefeito Antonio Bittencourt foi marcada pelas coisas, ou seja, pelas obras, pela frota de carros novos, pelos postos de saúde melhor aparelhados, por novas creches e escolas, pelas inúmeras ruas calçadas, pela construção da nova sede da Prefeitura, pelo início da recuperação da praia central de Marataízes, pela lisura com a coisa pública, enfim, poderíamos citar várias outras coisas realizadas nessa gestão. Mas porquê será que Toninho perdeu a eleição se era exatamente isso o que a população ansiava, por um bom administrador que não usasse do clientelismo para se manter no poder? Isso é motivo para refletirmos um pouco, antes de lançarmos hipóteses precipitadas sobre a questão. O atual prefeito tinha todos os ingredientes para vencer: a máquina administrativa, o apoio de Hartung, dinheiro no bolso , as pesquisas positivas da Futura . O que aconteceu ?

Sempre se falou que política se faz com dinheiro e grupo, mas, principalmente muito dinheiro.

Dr.Jander fez uma política pé no chão, sem dinheiro para agradar aos candidatos a vereador da sua coligação e aos eleitores pidões, sua carreata contou com meia dúzia de carros, as casas que estenderam faixas de apoio foram poucas, porém ele venceu a eleição com 8.974 votos contra 8.622 do seu adversário. Diferença de 352 votos. O que aconteceu?

No legislativo, a saúde continua sendo um bom mote. O atual secretário de saúde, Dr.Paulo Rezende, foi eleito. Cezinho, Luiz e Ida Gazzani que têm a saúde como principal alavanca também foram eleitos. Sem contar com os que não foram mas que carregam no registro de candidatura essa força: Josué da Saúde, Elemar do Pronto Socorro, Alcides da Ambulância e Luiz do Hospital . Ida Gazzani despontava nos comentários populares como a candidata que seria mais votada em Marataízes, afinal contava com o apoio do seu marido, ex-deputado estadual e com o apoio explícito de Norma e Ferraço. Ficou com a oitava vaga. O que aconteceu?

O interior do município foi responsável pela eleição de cinco vereadores: Cafundé, Luiz, Tininho e Irmão Milton , respectivamente o segundo, terceiro, quarto e sétimo mais votados, além de Venceslau, que ocupou a última vaga com 374 votos. A sede, apesar de concentar o maior número de eleitores, elegeu quatro vereadores, Willian, Dr.Paulo Rezende, Cezinho e Ida Gazzani, respectivamente o primeiro, quinto, sexto e sétimo mais votados. O que aconteceu?

(CONTINUAREMOS NO PRÓXIMO ARTIGO)


    Fonte: O Autor
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir