Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 12-10-2008

Senegal está fora da Copa e torcida revoltada faz protesto
Torcedor de futebol machucado é removido de arquibancada depois de protesto violento
Senegal está fora da Copa e torcida revoltada faz protesto
Foto: Reuters

A capital senegalesa tem sido cenário de violentas manifestações em conseqüência da eliminação da seleção nacional de futebol para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o primeiro no continente. Os incidentes aconteceram após a partida diante da Gâmbia, em Dacar, e que terminou empatada em 1 a 1.

Com este resultado, a seleção da casa ficou com a terceira colocação do grupo 6, com nove pontos, atrás de Argélia e Gâmbia, tendo sido eliminado tanto da Copa do Mundo, quanto da Copa de Nações Africanas. Por isso, a revolta de milhares de torcedores que iniciaram, ainda nas dependências do estádio Sedar Senghor, um protesto bastante violento.

Nos arredores do local do jogo, a ira dos torcedores locais ganhou proporções ainda maiores e pneus foram queimados, bloqueando ruas da região. Além disso, lojas foram saqueadas, e o suntuoso prédio da Federação Senegalesa de Futebol, mantido pela FIFA e inaugurado recentemente com a presença de Joseph Blatter, foi depedrado.

Com tantos problemas causados, ficou inevitável o confronto com a polícia, e este se deu, com os militares, se utilizando de gás lacrimogêneo, o que provocou maiores conflitos, que duraram mais de duas horas. Cerca de quatro horas após o final da partida, jogadores, autoridades e centenas de torcedores de Gâmbia, ainda estavam no estádio, por medida de segurança.

A ausência de Senegal na Copa da África do Sul e na Copa Africana de Nações, que será disputada em Angola, também em 2010, denota a decadência do futebol do país, que em 2002, chegou às quartas de finais da Copa do Mundo do Japão e da Coréia. Na campanha, destaque para a vitória por 1 a 0 sobre a atual campeã, França.

Senegal está fora da Copa e torcida revoltada faz protesto violento.

Torcedor de futebol machucado é removido de arquibancada depois de protesto violento. A capital senegalesa tem sido cenário de manifestações em conseqüência da eliminação da seleção nacional de futebol para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir