Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 12-10-2008

Papa reconhece quatro novos santos; lista inclui indiana
Papa Bento 16 deu � Igreja Cat�lica quatro novos santos neste domingo, incluindo uma indiana cuja canoniza��o � vista como um esfor�o para incentivar o cristianismo na �ndia
Papa reconhece quatro novos santos; lista inclui indiana
Foto: AFP

da Associated Press, no Vaticano
O papa Bento 16 deu � Igreja Cat�lica quatro novos santos neste domingo, incluindo uma indiana cuja canoniza��o � vista como um esfor�o para incentivar o cristianismo na �ndia, que sofre com a viol�ncia hindu.

Alphonsa era uma freira do sul da �ndia e tinha apenas 35 anos quando morreu, em 1946. A lista inclui ainda Gaetano Errico, padre napolitano que fundou uma ordem mission�ria no s�culo 19, irm� Maria Bernarda, nascida Verena Buetler, na Su��a, em 1848, e que trabalhou como freira no Equador e Col�mbia e Narcisa de Jesus Martillo Moran, que ajudava pobres e doentes no Equador, no s�culo 19.

Milhares de fi�is das terras natais dos quatro novos santos, incluindo uma delega��o da �ndia, onde os cat�licos s�o minorias, acompanharam a cerim�nia na pra�a S�o Pedro.

A irm� Alphonsa da Imaculada Concep��o, a primeira mulher indiana a se tornar santa, foi canonizada em meio a ataques de hindus no oeste e sul do pa�s. O antecessor de Bento 16, Paulo 2�, havia beatificado Alphonsa durante uma peregrina��o � �ndia, em 1986. Beatifica��o � o �ltimo passo formal antes da santidade, a maior honra da igreja.

Na cerim�nia estava presente um menino de dez anos que teve seu p� curado por Alphonsa. � necess�rio um milagre depois da beatifica��o para que haja a santifica��o.

"Que seus exemplos nos d�em coragem, seus ensinamentos nos d�em dire��o e conforto", disse Bento 16, em sua hom�lia.

Quando Bento 16 leu as palavras em latim proclamando os quatro santos, muitos na plat�ia balan�avam bandeiras de seus pa�ses natais.

Um assessor segurava um guarda-chuva branco para proteger o papa do forte sol enquanto ele sentava em sua cadeira nos degraus da Bas�lica de S�o Pedro para receber presentes durante a cerim�nia.

Muitas pessoas associam a Madre Teresa, freira que ganhou o Nobel da Paz, com a �ndia. A freira, contudo, � albanesa e foi para �ndia ainda jovem para trabalhar com os pobres. Ela morreu em 1997 e foi beatificada pelo papa Jo�o Paulo 2� em 2003.

Em 1862, um indiano de nome Gonsalo Garcia foi canonizado.

Viol�ncia

O papa aproveitou a cerim�nia para denunciar a viol�ncia anti-crist�os na �ndia e no Iraque, pa�ses onde a religi�o � minorit�ria. Bispos cat�licos afirmam que pelo menos 40 crist�os foram mortos na �ndia.

Depois da cerim�nia de canoniza��o, Bento 16 afirmou aos peregrinos indianos entre a plat�ia de dezenas de milhares de fi�is que "as her�icas virtudes de paci�ncia, for�a e perseveran�a" de Alphonsa "no meio de grande sofrimento" lembra "que Deus sempre d� a for�a que precisamos para superar cada desafio".

"E quando os fi�is crist�o da �ndia agradecem a Deus por sua primeira filha nativa a ser apresentada para venera��o p�blica, eu quero assegur�-los de minhas ora��es durante estes tempos dif�ceis", disse, em ingl�s.

"Eu pe�o aos perpetradores de viol�ncia que renunciem a estes atos e se unam com seus irm�os e irm�s na constru��o de uma civiliza��o de amor", disse ainda o papa.

A situa��o tamb�m � preocupante no Iraque, onde muitos fogem dos ataques a padres, congrega��es e igrejas.

"Eu convido todos a fazer ora��es para a reconcilia��o e a paz em situa��es que provocam alarme e grande sofrimento", disse Bento 16.

Papa reconhece quatro novos santos; lista inclui indiana.

Papa Bento 16 deu � Igreja Cat�lica quatro novos santos neste domingo, incluindo uma indiana cuja canoniza��o � vista como um esfor�o para incentivar o cristianismo na �ndia, que sofre com a viol�ncia hindu. Alphonsa era uma freira do sul da �ndia e tinha apenas 35 anos quando morreu, em 1946.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir