Categoria Religião  Noticia Atualizada em 12-10-2008

Festa para Nossa Senhora reúne 170 mil fiéis em Aparecida
Mais de 170 mil pessoas de diversas partes do país lotam o Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, para celebrar o dia da Padroeira do Brasil, neste domingo.
Festa para Nossa Senhora reúne 170 mil fiéis em Aparecida
Foto: Sergio Alberti/Folha Imagem

BRUNO RIBEIRO
do Agora, em Aparecida

A celebração do dia de Nossa Senhora no Santuário Nacional de Aparecida (180 km de SP), neste domingo, começou às 5h, com uma alvorada festiva e queima de fogos.

A principal missa em homenagem à padroeira do Brasil ocorre às 10h. Os organizadores estimam que compareçam à festa 170 mil fiéis --quase 20 mil a mais do que em 2007. A missa solene será celebrada por dom Jacinto Furtado, bispo do município cearense de Crateús. O arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, está em Roma e não participará das comemorações deste ano.

Ontem, quase todas as 30 mil vagas nos hotéis da cidade já estavam ocupadas, segundo o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Aparecida e do Vale Histórico. O sindicato orientou quem decidir viajar para lá sem ter reservado hotel a procurar vagas em estabelecimentos de cidades vizinhas, como Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Lorena, distantes no máximo 30 km de Aparecida.

A organização do evento estima que cerca de 50 mil pessoas estão na cidade desde ontem para as festividades em homenagem à santa. O número é baseado na quantidade de fiéis que estiveram na cidade na véspera do evento, em 2007. A maioria veio do Rio, de Minais e do interior.

A basílica tem novidades para os romeiros neste ano. Uma é o palco fixo, com nova iluminação, onde serão celebradas as missas. A estrutura foi montada no mesmo local em que o papa Bento 16 celebrou uma missa, em maio do ano passado --mas na época a estrutura era móvel. O palco ganhou o nome do papa.

Outra mudança é a reabertura do mirante da torre, fechado para reformas havia oito meses. Do mirante é possível ver a serra da Mantiqueira, o rio Paraíba do Sul e cidade vizinhas, como Potim, Guaratinguetá e Roseira. A torre tem 109 metros de altura.

A exemplo do ano passado, o evento deste ano não inclui shows com artistas famosos --segundo os organizadores da festa, para não mudar o foco da festa. Mas há uma programação musical: grupos do próprio santuário farão shows depois da procissão, que começa às 16h. No mesmo horário dos shows vai haver outra queima de fogos.

Ao todo, 2.000 voluntários participaram dos preparativos da festa nos últimos dias.

São Paulo

Fiéis que quiserem homenagear a padroeira mas não puderem ir a Aparecida terão a opção de participar das festividades na capital. Em São Paulo, uma carreata levará a imagem da santa até a ponte do Piqueri, onde haverá procissão de barcos pelo rio Tietê. A CET vai monitorar o trânsito na região da Lapa (zona oeste) das 8h às 13h, para a realização do evento.

Doze de outubro foi oficializado como dia de Nossa Senhora Aparecida em 1953. A data foi transformada em feriado em 1980, por ocasião da visita do Papa João Paulo 2º ao Brasil. Segundo a tradição, a imagem da santa foi encontrada no rio Paraíba do Sul em 1717.

Festa para Nossa Senhora reúne 170 mil fiéis em Aparecida (SP).

Mais de 170 mil pessoas de diversas partes do país lotam o Santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, para celebrar o dia da Padroeira do Brasil, neste domingo.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir