Categoria Economia  Noticia Atualizada em 12-10-2008

Após reunião,países do euro anunciam ajuda conjunta a bancos
Governos se comprometeram a impedir quebra e recapitalizar instituições. Mais detalhes dos planos de resgate serão anunciados na segunda-feira.
Após reunião,países do euro anunciam ajuda conjunta a bancos
Foto: Reuters

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou neste domingo (12) que representantes dos 15 países da zona do euro chegaram a um consenso sobre o plano contra a crise do sistema financeiro.

Segundo Sarkozy, os países se comprometeram a impedir a quebra de seus bancos e ainda vão adotar medidas para recapitalizar as instituições financeiras. Os países também devem garantir os créditos interbancários até 31 de dezembro de 2009.

De acordo com Sarkozy, mais detalhes dos planos de resgate serão anunciados por cada país na segunda-feira (13). "Estamos empreendendo uma ação conjunta", disse Sarkozy. A União Européia deve solicitar aos Estados Unidos a organização de uma reunião de cúpula para "reformar o sistema financeiro internacional", declarou o presidente francês.

O G-15 é integrado por Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Áustria, Irlanda, Finlândia, Eslovênia, Chipre, Malta, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Grécia.

Modelo Ideal
Sarkozy considera o modelo britânico o ideal para todos os países em dificuldade, apesar de ser considerado o mais intervencionista até agora. A Inglaterra não adota o euro como moeda, mas o primeiro-ministro Gordon Brown se reuniu antes da cúpula com o presidente da França.

Segundo os jornais britânicos deste domingo, o governo do Reino Unido vai assumir o controle de pelo menos quatro dos maiores bancos do país: capitalizar o Royal Bank of Scotland (RBS), Barclays, Halifax Bank of Scotland (HBOS) e Lloyds TSB.

Protecionismo
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, pediu aos governos do mundo que evitem medidas protecionistas como resposta à crise já que, segundo ele, isso só agravaria a situação.

"Embora nos EUA tenhamos tomado muitas medidas extraordinárias contra a crise, não seguimos políticas que limitem o fluxo de bens, serviços ou capital, pois isso só intensificaria os riscos de uma crise prolongada", afirmou Paulson, perante o órgão conjunto do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM). O comitê representa os 185 países-membros das duas instituições.

Paulson alertou que a crise financeira terá "ramificações grandes" nos países em desenvolvimento. Ele pediu ao Banco Mundial que estenda linhas de crédito ao comércio para os países afetados e os ajude a manter o bom funcionamento de seu sistema financeiro, assim como a aplicar programas de assistência aos mais pobres.

(Com informações da France Presse, da Reuters e EFE)

Após reunião, países do euro anunciam ajuda conjunta a bancos
Governos se comprometeram a impedir quebra e recapitalizar instituições.
Mais detalhes dos planos de resgate serão anunciados na segunda-feira.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir