Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-10-2008

Obama abre seis pontos sobre McCain, revela pesquisa
Pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby mostra democrata com 49%. Obama ganha espa�o entre eleitores independentes.
Obama abre seis pontos sobre McCain, revela pesquisa
Foto: http://www.jewsonfirst.org

O democrata Barack Obama abriu vantagem de seis pontos sobre seu rival republicano, John McCain, na campanha pela presid�ncia dos Estados Unidos, de acordo com pesquisa da Reuters/C-SPAN/Zogby divulgada neste domingo (12).

Obama vence McCain por 49% a 43% entre eleitores que provavelmente ir�o �s urnas, ouvidos num levantamento realizado durante quatro dias. Esta foi a maior vantagem de Obama sobre McCain desde o in�cio da pesquisa, na ter�a-feira.

Levantamento
No tipo de sondagem realizada pela Reuters/C-SPAN/Zogby, os resultados dos dias mais recentes do levantamento s�o acrescentados e os mais antigos s�o eliminados, de modo que a pesquisa possa indicar as mudan�as nas inten��es dos eleitores.

A diferen�a anterior era de 4 pontos porcentuais de vantagem para Obama. A pesquisa tem margem de erro de 2,9 pontos porcentuais.

O pesquisador John Zogby disse que a vantagem de Obama � agora estatisticamente significativa.

"Como observamos a cada dia, est� claro que ele passou de uma lideran�a de 2 pontos, para 3 pontos at� chegar a 6 pontos", disse Zogby. "Seu caminho � certamente uma tend�ncia."

Avan�o
Com apenas pouco mais de tr�s semanas antes da elei��o de 4 de novembro, a pesquisa mostrou Obama ganhando espa�o entre eleitores independentes que agora o ap�iam por uma margem de 21 pontos porcentuais de vantagem sobre McCain.

Entre as mulheres, outro grupo crucial, o senador por Illinois tem uma s�lida vantagem de 12 pontos, enquanto os dois candidatos est�o empatados entre os eleitores do sexo masculino, com 45 por cento cada.

Obama ampliou sua vantagem � medida que as semanas de turbul�ncia financeira foram agitando o mercado financeiro, provocando o desabamento dos pre�os das a��es e alimentando a preocupa��o do eleitor sobre quest�es do dia-a-dia.

Os eleitores jovens entre 18 e 29 anos ap�iam Obama por uma margem de 20 pontos porcentuais. Ele tamb�m tem uma vantagem de dois d�gitos entre as pessoas que disseram ter se registrado para votar nos �ltimos seis meses (o voto n�o � obrigat�rio nos EUA).

McCain tem vantagem de 10 pontos entre os eleitores brancos, enquanto Obama, que poderia tornar-se o primeiro presidente negro dos EUA, tem o apoio de 92 por cento dos eleitores negros, uma das bases mais importantes do Partido Democrata.

Ataques pessoais
Zogby disse que McCain, um ex-piloto da Marinha e prisioneiro de guerra no Vietn�, parece estar fracassando em se conectar com muitos eleitores na quest�o da economia e, al�m disso, uma onda de ataques pessoais da campanha de McCain contra Obama tamb�m caiu mal entre os eleitores.

"Est� claro que a campanha negativa n�o est� funcionando", disse Zogby, observando que Obama ganhou apoio de eleitores mesmo nos mais fortes redutos republicanos.

"Ele est� obtendo 19% de apoio entre conservadores e 35% entre eleitores evang�licos e do movimento dos crist�os renascidos, o que � bastante substancial", disse ele.

A pesquisa ouviu 1.206 prov�veis eleitores.

Obama abre seis pontos sobre McCain, revela pesquisa
Pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby mostra democrata com 49%.
Obama ganha espa�o entre eleitores independentes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir