Categoria Policia  Noticia Atualizada em 14-10-2008

Gravura de Goya furtada na Colômbia é recuperada
A polícia da Colômbia recuperou em Bogotá uma gravura do pintor espanhol Francisco de Goya, roubado no mês passado da Fundação Gilberto Alzate Avendaño
Gravura de Goya furtada na Colômbia é recuperada
Foto: Fundação Gilberto Alzate Avendaño/EFE

da Efe, em Bogotá

A polícia da Colômbia recuperou em Bogotá uma gravura do pintor espanhol Francisco de Goya, furtada no mês passado da Fundação Gilberto Alzate Avendaño, onde era exposta junto com outras 79 obras. "Tristes Pressentimentos" foi encontrada em um hotel no centro.

Ana María Alzate, diretora da Fundação Gilberto Alzate Avendaño, de onde a obra foi levada no dia 11 de setembro, disse o canal de televisão local CityTv que tinha a "absoluta certeza que se trata da mesma obra de Goya roubada há um mês".

"Tem a marca original da série, não a tiraram, tínhamos medo que a tirassem, o que faria mais complicado o achado e a certidão sobre sua originalidade", acrescentou.

Embora não tenha dito quando a obra foi recuperada, disse que nas horas da tarde deste domingo a teve em suas mãos pois a polícia a mostrou.

A gravura estava apenas protegida por uma pasta de plástico e possivelmente foi levada ao estabelecimento hoteleiro para mostrá-lo a possíveis compradores

A técnica utilizada por Goya para esta obra é a água-forte, buril e ponta seca. Mede 17,8 cm por 22 cm.

A gravura "Tristes Pressentimentos", da série "Desastres da Guerra", com um total de 80 obras, de formato pequeno e pintadas entre 1810 e 1814, começou a ser exibida nessa galeria no dia 3 de setembro.

Quem furtou a peça a desencaixou da sala na qual se exibia, pois cada quadro está ancorado em quatro pontos à paredes.

Gravura de Goya furtada na Colômbia é recuperada.

A polícia da Colômbia recuperou em Bogotá uma gravura do pintor espanhol Francisco de Goya, roubado no mês passado da Fundação Gilberto Alzate Avendaño., onde era exposta junto com outras 79 obras. A obra "Tristes Pressentimentos do que há de Acontecer" foi encontrada em um hotel no centro.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir