Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 14-10-2008

Comerciante é morto no Iraque em onda de violência contra cristãos
Mulher e criança passam em frente a templo da Igreja Holística síria no centro de Bagdá
Comerciante é morto no Iraque em onda de violência contra cristãos
Foto: Ali Abbas/EFE

da Efe, em Bagdá

Um comerciante cristão foi assassinado nesta segunda-feira durante um ataque de um grupo de homens armados em Mossul, cidade norte do Iraque que vive uma recente onda de violência contra seguidores cristãos, minoria no país muçulmano. Além do comerciante, os criminosos também deixaram seu sobrinho gravemente ferido.

Segundo testemunhas, vários indivíduos com o rosto coberto apareceram na loja de instrumentos musicais administrada pelo comerciante morto, no distrito de Hay al Bakr, e abriram fogo contra as vítimas.

O assassinato aconteceu no marco de uma campanha contra a comunidade cristã na cidade --a terceira maior do país, atrás de Bagdá e Basra, e na qual foram efetuados vários ataques contra cristãos nos últimos dias.

Além disso, foram distribuídos panfletos "convidando" os cristãos a se converterem ao islamismo ou a pagarem a "yizyia", um antigo imposto que era pago por eles aos muçulmanos em troca de "proteção". Caso os cristãos se neguem, os autores dos panfletos ameaçam matá-los se não abandonarem a cidade.

O porta-voz do governo iraquiano, Ali al Dabbagh, afirmou no domingo (12) à noite que o Conselho de Segurança Nacional decidiu criar um comitê especial para investigar as intimidações sofridas pelos cristãos em Mossul.

Dabbagh afirmou que a situação da comunidade foi abordada ontem pelo Executivo iraquiano devido às "ameaças criminosas" dirigidas a eles.

A comunidade cristã no Iraque representa apenas 3% entre os mais de 28 milhões de pessoas que vivem no país, e muitos deles fugiram do país desde a queda do regime de Saddam Hussein, em 2003.

Comerciante é morto no Iraque em onda de violência contra cristãos.

Mulher e criança passam em frente a templo da Igreja Holística síria no centro de Bagdá. O Iraque vem sofrendo uma recente onda de violência contra seguidores cristãos, minoria no país muçulmano.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir