Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-10-2008

Espanha entrega prêmio e homenageia Lula e Carlos Fuentes
Presidente Lula recebe o troféu internacional Don Quijote de la Mancha das mãos do rei da Espanha, Juan Carlos, e da rainha Sofia
Espanha entrega prêmio e homenageia Lula e Carlos Fuentes
Foto: Sergio Perez/Reuters

Da AFP
Em Toledo (Espanha)

O rei Juan Carlos entregou nesta segunda-feira ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao escritor mexicano Carlos Fuentes o prêmio Don Quixote, recém-criado, por seus esforços para promover a língua e a cultura espanhola.

Lula recebeu a distinção batizada "Dom Quixote de La Mancha" em uma cerimônia que contou com a presença do primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, celebrada em Toledo, onde fica a sede do governo autônomo de Castilla La Mancha (centro).

Lula, de 63 anos, foi premiado por sua decisão de transformar o castelhano em língua obrigatória nas escolas públicas do Brasil a partir de 2006.

O Brasil, gigante sul-americano, mantém importantes e amplos vínculos econômicos com o resto da América Latina, onde se fala espanhol.

Fuentes, um dos maiores romancistas e ensaístas da língua espanhola, foi premiado porque seu trabalho enriqueceu a herança da língua espanhola.

O prêmio "Dom Quixote de La Mancha" prevê o pagamento de 25.000 euros.

Fuentes, de 80 anos, foi premiado em 1987 com o Prêmio Cervantes e em 1994 com o prêmio Príncipe de Astúrias.

Espanha entrega prêmio e homenageia Lula e Carlos Fuentes.

Presidente Lula recebe o troféu internacional Don Quijote de la Mancha das mãos do rei da Espanha, Juan Carlos, e da rainha Sofia durante tradicional cerimônia em Toledo, cidade próxima a Madri; prêmio foi concedido pelo apoio de Lula à difusão da língua espanhola no Brasil.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir