Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-10-2008

desabamento no Centro do Rio
Casar�o do s�culo 19 desabou parcialmente na manh� da ter�a-feira na Lapa (centro do Rio); prefeitura decidiu demolir o im�vel.
desabamento no Centro do Rio
Foto: F�bio Costa/CPDoc JB

LUISA BELCHIOR
colabora��o para a Folha Online, no Rio
A Defesa Civil do Rio decidiu que vai demolir o casar�o do s�culo 19 que desabou parcialmente na Lapa (centro do Rio), nesta ter�a-feira. A estrutura do im�vel j� est� danificada e n�o suportar� uma recupera��o, segundo parecer dos engenheiros da prefeitura que estiveram no local.

O desabamento aconteceu por volta das 5h30 e n�o deixou feridos. Um carro que estava estacionado ao lado do im�vel, no entanto, ficou totalmente destru�do ao ser atingido pelos escombros.

A causa do desabamento j� foi confirmada. De acordo com o coordenador t�cnico da Defesa Civil, Luiz Andr� Alves, as paredes foram for�adas por uma laje pr�-fabricada instalada no telhado, sem pilares de sustenta��o. A laje, segundo ele, foi constru�da sem a autoriza��o da prefeitura.

"N�o tem como segurar porque a laje tem dez metros de largura e est� apoiada diretamente nas paredes internas do im�vel, sem ter pilares e vigas para suportar", afirmou Alves.

A demoli��o do im�vel ser� feita na manh� desta quarta-feira (15). At� l�, a rua Teot�nio Regadas, onde fica o im�vel, permanecer� parcialmente interditada, com a entrada pela rua da Lapa bloqueada.

A Irmandade do Divino Esp�rito Santo da Lapa do Desterro, que � dona do im�vel, informou que o casar�o estava alugado para uma empresa de estacionamento. Representante da irmandade, Leopoldo Par� disse que engenheiros est�o avaliando o im�vel.

A fachada do im�vel, segundo o historiador Milton Teixeira, � do s�culo 19, parte de uma leva de casar�es erguidos ap�s a chegada da corte portuguesa no Rio, em 1808. Teixeira defende que o casar�o deveria estar tombado. "Eles estava tombando por conta pr�pria h� tempos".

Pr�ximo ao casar�o que desabou parcialmente, funcionam a escola de m�sica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a Sala Cec�lia Meireles, que costuma ser palco de concertos no Rio, al�m de restaurantes tradicionais. Nenhum dos outros im�veis foi atingido pelo desabamento, segundo a Defesa Civil.

Conserva��o

De acordo com a Lei Org�nica do Rio, os im�veis "p�blicos ou privados, de natureza ou valor hist�rico, art�stico ou documental" devem fazer parte do patrim�nio cultural da prefeitura. Procurada pela Folha Online, a Secretaria de Patrim�nio Cultural da prefeitura ainda n�o se manifestou.

A Defesa Civil afirmou que faz constantemente vistorias preventivas em casar�es no centro do Rio e que os propriet�rios s�o responsabilizados civil e criminalmente em casos de desabamento.

Prefeitura decide demolir casar�o hist�rico que desabou parcialmente no Rio.

Casar�o do s�culo 19 desabou parcialmente na manh� da ter�a-feira na Lapa (centro do Rio); prefeitura decidiu demolir o im�vel.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir