Categoria Economia  Noticia Atualizada em 16-10-2008

Temor de recessão derruba bolsas mundiais
Bolsa de Tóquio despencou e teve 2º pior desempenho de sua história.
Temor de recessão derruba bolsas mundiais
Foto:http://www.g1.com.br

Os crescentes temores de uma recessão duradoura nos países do hemisfério norte voltam a pressionar as bolsas de todo o mundo nesta quinta-feira (16). Com os investidores em pânico por conta dos sinais crescentes de contração econômica, os mercados europeus operam com fortes baixas pelo segundo dia consecutivo.

Por volta das 8h40 (horário de Brasília), o FTSE-100, da bolsa de Londres, perdia 2,96%. Em Paris, o CAC-40 recuava 3,34%. Também operavam no vermelho os mercados de Frankfurt, a -2,07%, e da Espanha, a -2,72%.

Na Ásia, contaminada pela queda de Wall Street na quarta-feira, o índice Nikkei 225 da Bolsa de Tóquio despencou e encerrou o pregão com perdas de 11,41%, o segundo maior tombo de sua história. A situação não foi melhor nas outras bolsas da região: o pregão em Seul, na Coréia do Sul, foi concluído em baixa de 9,44%. Hong Kong teve baixa de 4,8%. Em Xangai, na China, o indicador geral também não resistiu e fechou no negativo: 4,25%.

Perdas de longo prazo

Está claro que é pânico e que vai durar. Os mercados de valores mudaram fundamentalmente, afirmou Clifford Bennett, da Sonray Capital Markets, de Melbourne.

A Bolsa de Nova York teve na quarta-feira seu pior dia em mais de 20 anos, em um mercado vítima do pânico pela fragilidade da economia americana. O índice principal, Dow Jones, caiu 7,87%.

Com o aumento dos sinais de que os Estados Unidos estão à beira da recessão, o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, advertiu que a reativação da economia americana não será imediata. Bernanke destacou que a atividade econômica já havia se desacelerado antes do recente agravamento da crise.

Os líderes europeus, reunidos quarta-feira em Bruxelas, pediram um encontro mundial antes do fim do ano para reformar o sistema financeiro, reforçando assim a pressão sobre os Estados Unidos.

Com informações da Reuters e da France Presse

Temor de recessão derruba bolsas mundiais
Bolsa de Tóquio despencou e teve 2º pior desempenho de sua história.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir