Categoria Economia  Noticia Atualizada em 16-10-2008

Sem o Dnit o Brasil pára, diz o protesto dos Funcionários
O governo quer que a gente acabe coma greve para poder negociar, mas não vamos acabar. Enquanto não tivermos um retorno, vamos permanecer de greve.
Sem o Dnit o Brasil pára, diz o protesto dos Funcionários
Foto: http://aguaboanews.blogspot.com

Segurando faixas com os dizeres: Sem o Dnit o Brasil pára e Sem o Dnit o Pac empaca, funcionários do Departamento de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit) no Maranhão realizaram, ontem pela manhã, um ato público em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal, no bairro Pedrinhas, na BR-135.

Os funcionários do órgão estão em greve desde o dia 6 deste mês, assim como as 23 superintendências e a sede em Brasília. Eles reivindicam, entre outros itens, a revisão das tabelas remuneratórias; pagamento imediato de oitenta pontos a título de gratificação de desempenho a todos os servidores; regulamentação imediata de qualificação a todos os funcionários; paralisação do processo de contratação de servidores temporários; definição e detalhamento da estrutura física do órgão e definição das atribuições das carreiras e de cargos.

Para o servidor Magnovaldo Santos Sodré, o órgão está sem funcionários e sem estrutura para trabalhar. Nossa principal reivindicação para um órgão que é responsável por três malhas viárias (rodoviária, ferroviária e aquaviária) é a sua estruturação, para que ele posa exercer a sua função. Muita gente reclama do nosso trabalho, mas não sabe o que se passa lá dentro. Não queremos parar de trabalhar, mas sim condições dignas de trabalho. Do jeito que está não tem condição, afirmou.

Os servidores entendem que o principal motivo de tamanha ineficiência é a estrutura inadequada de gestão, aliada ao quantitativo reduzido de trabalhadores – existe a previsão de 4.700 servidores, mas o Dnit conta com apenas 2.800. O problema de falta de pessoal se agravou ainda mais por conta do desligamento de 922 servidores contratados recentemente, por meio do concurso público realizado em 2006.

Para se ter uma idéia, nos anos 70 o Dnit tinha cerca de 22 mil funcionários, hoje temos 2.800, sendo que a malha viária aumentou e muito nestes últimos anos. O único concurso que houve, foi realizado em 2005. Os funcionários permanecem no órgão só por enquanto não conseguem algo melhor. Daí a razão de sermos contra a contratação de servidores temporários, disse.

Em uma reunião realizada na última terça-feira com o Ministério de Planejamento e Orçamento e Gestão, em Brasília, o governo afirmou que só negociaria com a classe se a mesma parasse a greve. O governo quer que a gente acabe coma greve para poder negociar, mas não vamos acabar. Enquanto não tivermos um retorno, vamos permanecer de greve. Estamos tentando contato para que o governo abra para negociação, disse o presidente do Sindicado dos Servidores Públicos Federais no Maranhão (Sindsep), Raimundo Pereira.

O movimento busca resgatar o cumprimento da Lei 10.233/2001, que constitui o Dnit como principal órgão integrante da administração pública dentro do sistema federal de viação, e mais duas agências, Associação Brasileira de Técnicos Têxteis (ABTT) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Mas o ministério de Planejamento e Orçamento e Gestão editaram a lei 11.171/2005, que inviabiliza a execução das atribuições impostas a ela, inclusive em relação ao plano de cargos e carreiras e da falta de uma remuneração compatível com a missão do Departamento.

Sem o Dnit o Brasil pára

Fonte: http://www.jornalpequeno.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir