Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-10-2008

Policiais em greve deixa feridos na Zona Sul
Travessas da Avenida Giovanni Gronchi est�o bloqueadas.
Policiais em greve deixa feridos na Zona Sul
Foto:http://www.g1.com.br

O confronto entre policiais civis em greve e equipes da Pol�cia Militar (PM), ocorrido na tarde desta quinta-feira (16), deixou pelo menos dois feridos, um deles com suspeita de fraturas. O tumulto come�ou por volta das 16h na Rua Padre Lebret, no Morumbi, na Zona Sul de S�o Paulo. O protesto marca um m�s de paralisa��o da categoria.

O Pal�cio dos Bandeirantes informou que um dos feridos � um coronel que participava da negocia��o entre os manifestantes. Ele teria sido atingido por um disparo na perna e foi levado, ainda segundo o Pal�cio, para o Hospital Albert Einstein, na mesma regi�o do confronto.

A assessoria do Albert Einstein confirmou que no hospital est�o sendo atendidas v�timas do tumulto. Ainda n�o h� uma informa��o precisa, no entanto, do n�mero de feridos levados ao hospital ou se os atendidos s�o policiais.

O Hospital S�o Luiz, tamb�m no Morumbi, recebeu tr�s feridos na tarde desta quinta-feira (16), mas a assessoria ainda n�o confirmou se todos eles est�o relacionados ao confronto.Em nota, o governo do estado diz que o confronto come�ou no momento em que o comando grevista aceitou proposta do governo de enviar um representante ao local onde estava concentrada a manifesta��o para receber um documento com a posi��o dos manifestantes.

O grupo que seguia em passeata for�ou a passagem por uma primeira barreira formada pelos policiais militares. Houve confonto. Com empurr�es e troca de socos, policiais civis romperam o cord�o de isolamento. Para conter o grupo que seguia em caminhada, policiais militares que estavam em uma segunda barreira lan�aram bombas de efeito moral, tiros de borracha e g�s lacrimog�nio. O grupo de manifestantes recuou. Carros das equipes de for�as especiais da PM foram estacionados em um cruzamento para formar uma barreira compacta contra o avan�o da passeata.

Ap�s o retorno dos manifestantes, carros de equipes da Pol�cia Civil se aproximaram da regi�o onde foi feito o bloqueio. Ap�s cerca de 10 minutos de tens�o, com arremesso de bombas de efeito moral, o grupo de manifestantes se aproximou da barreira e tentava novamente avan�ar. Por volta das 16h18, novamente foram arremessadas bombas de efeito moral para dispersar o grupo.
Protesto no Pal�cio

Os manifestantes tentavam seguir em dire��o do Pal�cio dos Bandeirantes, sede do governo de S�o Paulo. No caminho, grupamentos de policiais militares ficaram de prontid�o. H� barreiras formadas por PMs da For�a T�tica, da Tropa de Choque e da Cavalaria. O clima � de tens�o e os manifestantes gritam palavras de ordem.

Por meio de outra nota, o governo do estado de S�o Paulo informou que as vias p�blicas situadas ao redor do Pal�cio dos Bandeirantes s�o consideradas �rea de seguran�a. Por esse motivo, todas as manifesta��es populares programadas para esses locais s�o obrigatoriamente desviadas para �reas pr�ximas, que n�o se encontram na zona delimitada pela resolu��o, que abrange as avenidas Morumbi e Giovanni Gronchi e as ruas Combatentes do Gueto, Rugero Fazzano e Padre Lebret.

Segundo a CET o acesso aos hospitais Albert Einstein e S�o Luiz estavam prejudicados. No hor�rio, come�ava a chover fraco na regi�o, o que agravava as condi��es do tr�fego. Os motoristas parados no local, sem orienta��o de tr�nsito, reclamavam e tinham d�vidas sobre que trajeto seguir.
Contra reclama��es

O presidente do Sindicato dos Investigadores de Pol�cia de S�o Paulo, Jo�o Batista Rebou�as Neto, reage �s reclama��es dizendo que a medida � necess�ria. � preciso entender que, como a pol�cia defende a popula��o, foi necess�rio chegar a esse ponto para melhorar as condi��es de trabalho.

Ele afirma que o sindicato tenta desde o m�s de fevereiro entrar em contato com o governador Jos� Serra. Segundo Rebou�as, Serra n�o quer receb�-los e justifica que n�o tem dinheiro. Os policiais civis pedem 15% de reajuste salarial em 2008 e 12% para 2009 e 2010.

Confronto com policiais em greve deixa feridos na Zona Sul
Eles realizam manifesta��o no Morumbi nesta tarde.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir