Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-10-2008

Conservadores vencem eleições parlamentares no Canadá
O primeiro-ministro canadense e líder do partido Conservador, Stephen Harper, e seus filhos são saudados por correligionários na noite da eleição
Conservadores vencem eleições parlamentares no Canadá
Foto: Reuters

da Folha Online

O Partido Conservador do primeiro-ministro Stephen Harper venceu as eleições parlamentares no Canadá, mas não deve alcançar todas as 155 cadeiras que daria a maioria no Legislativo ao partido. As informações são da imprensa canadense.

As duas principais emissoras de TV privadas do país, a Globe TV e a CTV, afirmaram que o partido não alcançará as cadeiras necessárias para controlar o Parlamento.

Os conservadores foram eleitos ou lideravam em 145 dos 308 distritos eleitorais, mas a vitória não é suficiente para garantir a maioria no Parlamento.

Os liberais venceram em 75 distritos, o Bloco Quebequense, em 50, os neodemocratas (esquerda), em 33, e dois independentes também eram eleitos, segundo resultados oficiais parciais.

O grande perdedor é a principal legenda da oposição, o Partido Liberal, que teria conquistado 75 cadeiras, cerca de 20 a menos que dois anos atrás.

No momento da dissolução do Parlamento em setembro, o Partido Conservador de Harper somava 127 cadeiras.

Parlamento

O premiê Harper dissolveu o Parlamento quando as pesquisas de opinião mostravam que os conservadores podiam conquistar a maioria do Parlamento canadense.

Uma série de erros do premiê na província de Québec provocou a queda do apoio popular nas duas últimas semanas da campanha. Além disso, a piora da crise financeira global causou grande parte da perda de apoio popular a Harper.

No poder há dois anos e meio, o governo enfrentou dificuldades para aprovar leis durante o mandato. Harper foi criticado por fazer pouco dos efeitos da crise financeira americana sobre o Canadá. Em debate, ele disse que os canadenses não estavam preocupados com empregos ou hipotecas, como os americanos.

Com a queda na popularidade, o conservador logo mudou o discurso, dizendo que os canadenses se importavam com a crise, mas que a performance econômica e fiscal do país era mais favorável do que a dos Estados Unidos.

"Americanos estão em déficit. Nós estamos tendo excedentes. Americanos estão se endividando. Nós estamos pagando nossas dívidas", disse Harper em discurso de campanha.

A promessa de que o país evitaria a crise dos bancos e o calote nas hipotecas que abalou as economias americana e européia não convenceu o eleitorado. Na semana passada, o governo anunciou que iria comprar US$ 21 bilhões em títulos hipotecários dos bancos para dar mais liquidez ao crédito.

Analistas dizem que Harper quis realizar as eleições o mais rápido, antes que a crise piorasse e antes das eleições americanas, o que poderia encorajar os canadenses a escolher um liberal com o favoritismo do candidato democrata Barack Obama nas últimas pesquisas.

Com Efe e France Presse

Conservadores vencem eleições parlamentares no Canadá.

O primeiro-ministro canadense e líder do partido Conservador, Stephen Harper, e seus filhos são saudados por correligionários na noite da eleição; o partido Conservador venceu as eleições parlamentares.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir