Categoria Policia  Noticia Atualizada em 17-10-2008

Diretor da PF diz que delegado foi desleal ao permitir ação
Presidente da CPI das Escutas Telefônicas, deputado Marcelo Itagiba (esq.), ouve o diretor da Divisão de Inteligência da Polícia Federal, Daniel Lorenz de Azevedo (dir.)
Diretor da PF diz que delegado foi desleal ao permitir ação
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Em Brasília
O diretor da Divisão de Inteligência da Polícia Federal, Daniel Lorenz de Azevedo, disse hoje (15) que o delegado Protógenes Queiroz agiu com deslealdade ao permitir a atuação da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) durante a Operação Satiagraha.

"Foi com uma profunda tristeza que percebi que todas as relações da equipe do Dr. Protógenes Queiroz com a Abin chegaram ao ponto a que chegou", disse.

Lorenz, que participa de audiência da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Escutas Telefônicas Clandestinas da Câmara dos Deputados, garantiu que nunca houve nenhuma menção do ex-diretor da Divisão de Inteligência Renato Porciúncula sobre a participação da Abin na operação.

O diretor contou que, ao constatar a presença do agente da Abin Márcio Seltz na sala onde funcionava a Operação Satiagraha, questionou o delegado Queiroz, que disse que o agente estava apenas fazendo análise das notícias publicadas, e não ajudando em atividades de inteligência. "Não poderia imaginar, aceitei a ponderação dele, apesar de considerar inapropriada", disse. Segundo ele, Queiroz apresentava os agentes da Abin aos servidores da PF como técnicos da Receita Federal.

O depoimento de Lorenz estava previsto para acontecer amanhã (16), mas foi adiantado devido ao não comparecimento do juiz da Vara Criminal de Itaguaí (RJ), Rafael de Oliveira Fonseca, que deveria depor hoje.

Segundo o presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), o juiz deve ser convocado novamente e, se não comparecer, poderá ser responsabilizado por desobediência à CPI.

Diretor da PF diz que delegado foi desleal ao permitir ação da Abin na Satiagraha.

Presidente da CPI das Escutas Telefônicas, deputado Marcelo Itagiba (esq.), ouve o diretor da Divisão de Inteligência da Polícia Federal, Daniel Lorenz de Azevedo (dir.); Lorenz diz que delegado Protógenes foi desleal ao permitir ação da Abin na Operação Satiagraha.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir