Categoria Policia  Noticia Atualizada em 17-10-2008

Polícia invade apartamento e libera reféns em Santo André
Policiais do Gate invadiram no fim da tarde desta sexta-feira o apartamento onde estava o rapaz Lindemberg Fernandes Alves, 22, e duas reféns, em Santo André
Polícia invade apartamento e libera reféns em Santo André
Foto: Joel Silva/Folha Imagem

A polícia invadiu o apartamento onde estava o rapaz Lindemberg Fernandes Alves, 22, e duas reféns, por volta das 18h desta sexta-feira (17), em Santo André, no ABC paulista. A ex-namorada de Lindemberg e sua amiga, ambas de 15 anos, foram libertadas.

Policiais do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar) chegaram ao local pela janela, através de uma escada, e pelas escadas do edifício. Um bomba foi estourada pela polícia antes da invasão para distrair o seqüestrador.

Imagens de televisão mostraram que as duas reféns foram retiradas, em macas, e levadas por uma ambulância. Segundo informações não oficiais, a ex-namorada foi retirada pela equipe de resgate e sua amiga saiu caminhando. As duas tinham ferimentos no rosto e na barriga. O rapaz, acompanhado de policiais, foi levado a pé até um carro da polícia, que deixou o local rapidamente. Ele foi levado ao 6º DP, em Santo André.

Foram mais de cem horas de seqüestro, o mais longo já registrado no Estado de São Paulo.

Na tarde de hoje, o rapaz pediu para conversar com seu advogado, sua irmã e o cunhado dele. Eles entregaram a Alves um documento assinado pelo promotor de Justiça, Augusto Eduardo Rossini, que garantiu sua integridade física caso ele libertasse as reféns até a tarde de hoje.

"Estamos aqui para apoiar a polícia e acompanhar a negociação. Nós queremos preservar a vida humana por isso o procurador determinou a minha presença aqui", afirmou Rossini, que foi enviado pelo procurador-geral de Justiça.

O advogado e o promotor acreditavam que o fim do seqüestro se daria na tarde desta sexta. "Nós estamos bem próximos de um desfecho pacífico da situação. Fomos levar ao Lindemberg esta declaração que garante a integridade física até a liberação dos reféns. Estamos mostrando a certidão funcional que garante a identidade do promotor", disse o advogado, Eduardo Lopes.

O caso
Alves entrou no apartamento, na tarde de segunda, e rendeu, além da ex-namorada, uma amiga dela e dois garotos. Os adolescentes foram libertados no mesmo dia, e a amiga da vítima havia sido liberada na terça-feira. A garota foi enviada para negociar com o acusado e acabou sendo rendida novamente por Alves ontem.

O pai e o avô da garota dizem que foram pegos de surpresa quando souberam que ela voltaria ao apartamento. O coronel Eduardo Félix, do Batalhão de Choque da PM e um dos que chefiam as negociações, disse ter autorizado a ida da menina por acreditar que, assim, Lindemberg se entregaria sem ferir a ex-namorada --o que não ocorreu na quinta-feira.

* Com informações de Daniela Paixão, em Santo André, e da Folha Online

Polícia invade apartamento e libera reféns em Santo André (SP).

Policiais do Gate invadiram no fim da tarde desta sexta-feira o apartamento onde estava o rapaz Lindemberg Fernandes Alves, 22, e duas reféns, em Santo André, no ABC paulista; feridas, as amigas reféns foram encaminhadas para hospitais da região; o seqüestrador foi direto para a delegacia.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir