Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-10-2008

Obama abre seis pontos de vantagem sobre McCain em pesquisa
Sondagem foi feita com 1.211 pessoas; margem de erro � de 2,9 pontos. Foi a primeira vez em 14 dias que Obama atingiu 50% da prefer�ncia.
Obama abre seis pontos de vantagem sobre McCain em pesquisa
Foto: http://www.jewsonfirst.org

O democrata Barack Obama ampliou para seis pontos sua vantagem sobre o republicano John McCain na disputa presidencial norte-americana, segundo pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby divulgada na segunda-feira (20).

Obama tem 50% da prefer�ncia dos prov�veis eleitores, contra 44% de McCain. A vantagem subiu se comparado com os tr�s pontos percentuais de frente registrados por Obama no domingo. A pesquisa, feita com 1.211 pessoas, tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais.

A expans�o da vantagem de Obama quebra uma sequ�ncia de tr�s dias seguidos em que McCain ganhou terreno sobre o democrata ap�s o �ltimo debate entre ambos antes da elei��o presidencial de 4 de novembro. Foi a primeira vez desde o in�cio das pesquisas di�rias, h� 14 dias, que Obama atingiu a marca de 50% da prefer�ncia do eleitorado.

"Obama realmente consolidou sua base, e agora tem grandes vantagens entre os jovens, os hisp�nicos e os negros", disse o especialista em pesquisas John Zogby.

"Entrar na casa dos 50% o coloca em posi��o de vencer."

Obama tamb�m aumentou sua vantagem entre os independentes de 8 para 11 pontos e entre as mulheres de 6 para 8 pontos.

"McCain parece ter escorregado um pouco, mas ainda � uma disputa bastante apertada", disse Zogby.

A pesquisa, realizada entre sexta-feira e domingo, mostrou ainda o independente Ralph Nader e a candidata do Partido Verde, Cynthia McKinney, com 1% das inten��es de voto cada.

Obama abre seis pontos de vantagem sobre McCain em pesquisa di�ria
Sondagem foi feita com 1.211 pessoas; margem de erro � de 2,9 pontos.
Foi a primeira vez em 14 dias que Obama atingiu 50% da prefer�ncia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir