Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 20-10-2008

Mulher recebe o coração de Eloá
Órgãos da jovem Eloá Pimentel, morta após o fim trágico do seqüestro em Santo André (SP), são levados por médicos para serem transplantados
Mulher recebe o coração de Eloá
Foto: Eduardo Anizelli/Folha Imagem

Maria Augusta Silva dos Anjos, que completa hoje 39 anos, recebeu o coração de Eloá Cristina Pimentel, 15, baleada na cabeça após ser mantida durante cinco dias em cárcere privado pelo namorado, Lindemberg Fernandes Alves, em Santo André (SP). O transplante foi feito no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

Maria Augusta, a paciente que recebeu o órgão de Eloá, sofria de cardiopatia congênita e descobriu que precisaria de um transplante em 2006. Ela veio do Pará a São Paulo em janeiro de 2007, e esperava pelo transplante desde então. Ela não estava no topo da fila de espera, mas se enquadrou em todas as características médicas para receber o órgão de Eloá. A cirurgia começou às 3h da madrugada desta segunda-feira (20) e terminou às 8h30, segundo informações do boletim médico.

O hospital informa que recebeu também o pâncreas e um rim da jovem, que teve morte cerebral constatada na noite de sábado (18). O coração foi o primeiro órgão a chegar ao local, às 5h15.

Ainda não há informações sobre os receptores dos outros órgãos.

A família autorizou a doação dos órgãos e o corpo de Eloá foi levado ao IML (Instituto Médico Legal) de Santo André nesta manhã.

Além do coração, dos rins e do pâncreas, foram doados também os pulmões, o fígado, o baço e as córneas da adolescentes. Os pulmões foram levados para o Incor (Instituto do Coração), na capital paulista.

O corpo da jovem será velado e sepultado no Cemitério Santo André, na Grande São Paulo.

O seqüestro
Inconformado com o fim do relacionamento, Lindemberg Alves entrou no apartamento onde Eloá vivia com a família e rendeu a ex-namorada e outros três adolescentes na segunda-feira passada (13). Dois garotos foram soltos no mesmo dia, mas as duas garotas foram mantidas em cárcere privado.

Nayara, a amiga de Eloá, foi libertada após passar 33 horas como refém, mas depois voltou ao apartamento por exigência do seqüestrador à polícia.

A Polícia Militar decidiu invadir o apartamento na noite de sexta-feira (17) após ouvir os disparos de Lindemberg. Eloá foi resgatada inconsciente. Nayara sofreu um ferimento de bala no rosto.

O seqüestrador manteve a adolescente em cárcere privado por mais de cem horas. Trata-se do caso mais longo já registrado do Estado de São Paulo.

Com informações de Folha Online e Agência Estado

Mulher recebe o coração de Eloá no dia em que completa 39 anos.

Órgãos da jovem Eloá Pimentel, morta após o fim trágico do seqüestro em Santo André (SP), são levados por médicos para serem transplantados; mulher recebe o coração de Eloá no dia em que completa 39 anos.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir