Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-10-2008

Termina em SP transplante do pulmão retirado de Eloá
Jovem de 18 anos recebeu órgão no Instituto do Coração
Termina em SP transplante do pulmão retirado de Eloá
Foto: Reprodução

Terminou por volta das 13h desta segunda-feira (20) o transplante do pulmão retirado da jovem Elóa Cristina Pimentel, de 15 anos, que morreu após ser mantida refém por mais de 100 horas pelo ex-namorado em Santo André, no ABC. Mais cedo, uma mulher que completou 39 anos nesta segunda recebeu o coração da jovem.

O transplante do pulmão foi feito no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, e a receptora foi uma jovem de 18 anos que sofria de fibrose cística, segundo o hospital. A cirurgia de transplante de pulmão bilateral (dois pulmões ao mesmo tempo) durou 11 horas. De acordo com nota divulgada pelo Incor, a paciente estava havia dois anos na fila de espera por causa da doença, que compromete seriamente a função respiratória. O quadro da jovem é estável e ela está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pós-operatória.

Doze profissionais participaram do transplante, sendo quatro deles cirurgiões torácicos. Toda a cirurgia foi realizada em três tempos. A primeira etapa começou às 2h desta segunda, com a indução anestésica e a retirada do órgão doente. Por volta das 5h, o órgão de Eloá chegou ao hospital e começou o transplante do primeiro pulmão.

Às 9h, ainda segundo a nota, a equipe iniciou o transplante do segundo pulmão, que terminou por volta das 11h30. A cirurgia estava toda concluída às 13h. Existem cerca de 55 pacientes em fila de espera pelo procedimento no Incor. Desde 2003, a equipe do instituto fez perto de 100 transplante de pulmão.

Vidas salvas

Os órgãos da adolescente devem beneficiar pelo menos cinco pessoas que aguardam na fila de transplantes, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde. O coração e o pâncreas foram para o Hospital Beneficência Portuguesa. O coração já foi transplantado para uma mulher de 39 anos.

Durante a tarde desta segunda, um homem de 25 anos recebia o pâncreas e um dos rins de Eloá no Hospital Beneficência Portuguesa. As córneas foram para o banco de córneas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e ainda não há definição sobre quem irá recebê-las. De acordo com a secretaria, as córneas podem ser preservadas durante 10 a 14 dias.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que de janeiro a 20 de outubro deste ano houve 1.043 transplantes no estado, o que representa aumento de 18,5% em relação aos 881 realizados no mesmo período de 2007. Foram 338 doadores neste ano, até agora, contra 294 no ano passado.

Coração

Maria Augusta Silva dos Anjos passou por um transplante para receber o coração de Eloá nesta segunda-feira (20), dia em que completa 39 anos, no Hospital Beneficência Portuguesa, na região central de São Paulo. Ela vive em Belém e se mudou para a capital paulista em janeiro deste ano à espera do transplante.

Durante quase dois anos, Maria – que tem um problema congênito no coração - aguardou na fila para receber o órgão. "Minha tia sempre dizia que receberia um coração de presente de aniversário", contou Jeanne Carla Teixeira Rodrigues, de 26 anos, sobrinha de Maria.

Jeanne contou ainda que a tia recebeu a ligação do hospital às 23h de domingo (19). A preparação para a cirurgia começou às 3h. O coração chegou ao hospital às 5h15. O procedimento de transplante terminou às 8h30. Outros dois órgãos da adolescente foram para o hospital: pâncreas e rim, que devem ser transplantados ainda nesta segunda. Ainda não há informações sobre os demais receptores.

Maria Augusta, que nasceu só com o lado esquerdo do coração, já passou por uma cirurgia cardíaca há 16 anos. Nos últimos anos, no entanto, voltou a piorar e não conseguia fazer tarefas rotineiras como lavar o cabelo ou a louça sem se cansar. Maria é solteira e não tem filhos.

Termina em SP transplante do pulmão retirado de Eloá.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir