Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-10-2008

Ex-primeiro-ministro tailandês é condenado a dois anos de prisão
Partidários da Aliança do Povo pela Democracia comemoram a prisão do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra em frente à sede do governo tailandês, em Bangcoc
Ex-primeiro-ministro tailandês é condenado a dois anos de prisão
Foto: Kerek Wongsa/Reuters

da Folha Online
A Suprema Corte da Tailândia decidiu nesta terça-feira que o ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, 59, deposto há dois anos em um golpe de estado, violou uma lei de conflito de interesses durante seu mandato e o condenou a dois anos de prisão por corrupção.

O tribunal declarou Shinawatra, exilado no Reino Unido e foragido da Justiça tailandesa, culpado de abuso de autoridade para que sua mulher comprasse, em 2003, terrenos estatais a um preço abaixo do valor real.

Pojaman Shinawatra, 51, mulher do ex-líder, foi absolvida nesta terça-feira. O tribunal anulou a ordem de busca e captura contra ela quando o casal violou, em agosto, a liberdade sob fiança, ao não voltar à Tailândia e viajar a Londres, aproveitando uma autorização para assistir aos Jogos Olímpicos de Pequim.

Os juízes decidiram, por cinco votos a quatro, que Shinawatra esteve envolvido na compra de terras feita por sua mulher. "O réu é culpado por violar uma lei anti-corrupção, e a punição é dois anos de prisão", disse um dos juízes, lendo o veredicto.

Ao ler a decisão, o tribunal indicou que Shinawatra transgrediu o artigo 100 da Ata Nacional Anticorrupção, que proíbe o primeiro-ministro e sua mulher ter interesses em contratos com empresas estatais que estiverem sob a supervisão do governo.

Shinawatra, que falou à agência de notícias Reuters por telefone, disse que o caso teve motivação política. Ele disse anteriormente que não poderia esperar um julgamento justo das cortes tailandesas. "Fui informado do resultado. Eu antecipei que isso aconteceria", disse.

Ele também negou informações divulgadas pela imprensa que estaria pedindo asilo no Reino Unido. Shinawatra já tem contra ele seis ordens de busca e captura emitidas pelos tribunais da Tailândia. Até o momento, nenhum alto político tailandês foi preso no país após ter sido declarado culpado de crime de corrupção.

Nos últimos meses, a Tailândia enfrenta uma série de protestos de manifestantes oposicionistas. Há alguns meses, eles exigiam a renúncia do então primeiro-ministro Samak Sundaravej, aliado de Shinawatra.

Sundaravej foi obrigado a renunciar por causa de sua participação em um programa de TV dedicado à culinária --segundo a Constituição, funcionários do governo não podem manter interesse comercial enquanto estiverem no serviço público.

O novo primeiro-ministro, Somchai Wongsawat, é cunhado de Shinawatra e é visto pelos opositores como um fantoche do antigo primeiro-ministro. Os manifestantes também exigem sua renúncia.

Com Efe e Reuters

Ex-primeiro-ministro tailandês é condenado a dois anos de prisão.

Partidários da Aliança do Povo pela Democracia comemoram a prisão do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra em frente à sede do governo tailandês, em Bangcoc. A Suprema Corte da Tailândia decidiu que o réu violou uma lei de conflito de interesses durante seu mandato e o condenou a dois anos de prisão por corrupção.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir