Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 21-10-2008

Briga em cadeia mexicana deixa ao menos 21 mortos
Funcion�ria entrega bilhetes de familiares a internos da cadeia de Reynosa, no M�xico
Briga em cadeia mexicana deixa ao menos 21 mortos
Foto: Tomas Bravo/Reuters

da BBC
Ao menos 21 presidi�rios foram mortos em uma pris�o do M�xico, no que seria uma briga entre gangues rivais seguida de um inc�ndio, segundo o escrit�rio da Promotoria local.

A dire��o da pris�o, em Reynosa, na fronteira com os Estados Unidos, disse que gangues rivais entraram em confronto nesta segunda-feira (20) por v�rias horas com facas e rev�lveres e depois atearam fogo em uma parte da cadeia. Dezenas de detentos ficaram feridos.

Segundo as autoridades, soldados e policiais armados foram chamados ao local para controlar a situa��o.

De acordo com a imprensa mexicana centenas de pessoas bloquearam os acessos � �rea de visitas da pris�o e a televis�o transmite imagens de familiares dos presos, em desespero, exigindo informa��es.

O jornalista da BBC Warren Bull afirmou que este � o �ltimo de uma s�rie de incidentes violentos nas pris�es superlotadas do M�xico, em que presidi�rios reclamam das m�s condi��es e do tratamento dado pelos guardas penitenci�rios.

Mas, de acordo com Bull, acredita-se tamb�m que a luta dos cart�is e gangues de narcotr�fico que afeta a sociedade mexicana tamb�m se reproduz no interior das pris�es.

As causas desta rebeli�o em particular ainda n�o foram esclarecidas, mas fontes oficiais e analistas afirmam que uma poss�vel luta entre gangues de narcotraficantes rivais, que disputam o controle da pris�o, pode ter sido a causa.

Reynosa fica perto da fronteira com o Estado do Texas, nos Estados Unidos, �rea em que opera o Cartel do Golfo.

No dia 9 de outubro 17 detentos de Reynosa escaparam "pela porta principal" da pris�o, aparentemente com a ajuda de quatro guardas, segundo a imprensa mexicana.

Briga em cadeia mexicana deixa ao menos 21 mortos.

Funcion�ria entrega bilhetes de familiares a internos da cadeia de Reynosa, no M�xico. Ao menos 21 presidi�rios foram mortos no que seria uma briga entre gangues rivais seguida de um inc�ndio, segundo o escrit�rio da Promotoria local.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir