Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-10-2008

Cinco pessoas recebem órgãos de Eloá
Um rim e pâncreas foram para homem de 25 anos
Cinco pessoas recebem órgãos de Eloá
Foto: Reprodução

Cinco pacientes receberam, em São Paulo, os órgãos da adolescente Eloá Pimentel. O último transplante terminou na noite desta segunda-feira (20).

No Hospital do Rim e Hipertensão de São Paulo, foi feito na noite de segunda-feira (20) o transplante dos rins de Eloá Pimentel para um adolescente de 15 anos, que esperou dois anos pela cirurgia.

O outro rim e o pâncreas de Eloá foram para um homem de 25 anos, operado no Hospital Beneficência Portuguesa. O paciente tinha diabetes, que comprometeu o funcionamento dos órgãos.

"Com o transplante duplo, nós conseguimos cuidar do problema do rim, então ele não vai mais precisar de hemodiálise. Ao mesmo tempo, também não vai mais necessitar de insulina e podemos dizer que ele não é mais diabético", declarou a nefrologista Irene Noronha. "Esse paciente, se tudo correr bem, deve ter alta em dez dias", disse o cirurgião Adriano Iziara.

O transplante que exigia maior rapidez era o do coração. O órgão teria que voltar bater em outro peito em, no máximo, quatro horas. E foi também na Beneficência Portuguesa que o coração de Eloá Pimentel, deu vida nova à paraense Maria Augusta dos Anjos, no dia em que ela completou 39 anos.

"Quando ligaram para ela e falaram, ‘venha pra cá que o coração da Eloá pode ser seu’, ela disse, ‘está vendo é o meu coração o presente de aniversário que Deus está me dando’", contou a sobrinha da transplantada Geane Teixeira Rodrigues,.

"Maria Augusta já fez um ecocardiograma, que mostrou que a função do órgão está cada vez melhor", declarou o cirurgião cardiovascular José Pedro da Silva,.

Maria Augusta esperava por um transplante havia 16 anos. "Ela não podia fazer esforço, coisas simples como subir uma escada. Quando ela estiver boa, vai querer trabalhar, estudar e agora, depois do acontecido, com certeza, a gente vai se casar", afirmou o namorado de Maria Augusta, Estênio Garcia Alves de Lima.

Os pulmões de Eloá foram transplantados para uma jovem de 18 anos, no Incor. O fígado foi para uma menina de 12, na Santa Casa. As cirurgias duraram entre 11 e 12 horas e, de acordo com os médicos, foram bem sucedidas.

As córneas de Eloá também estão na Santa Casa de São Paulo e devem ser transplantadas em até duas semanas.

Cinco pessoas recebem órgãos de Eloá. Um rim e pâncreas foram para homem de 25 anos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir