Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-10-2008

Nayara não será reprovada por faltas
Ela deve ficar dois meses fora da escola para se recuperar de trauma.
Nayara não será reprovada por faltas
Foto: Reprodução/TV Globo

Carolina Iskandarian

Por se considerar uma boa aluna e ter médias altas, a adolescente Nayara Silva, de 15 anos, disse acreditar que já está aprovada na escola. Em entrevista ao programa Mais Você, na segunda-feira (27), ela disse que não precisará voltar à sala de aula. Mas, a dois meses do encerramento do ano letivo na Escola Estadual Professor José Carlos Antunes, em Santo André, no ABC, a direção da instituição de ensino ainda avalia como ficará a situação da jovem.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que um aluno para ser reprovado por ausência precisa faltar mais de 25% dos dias de aula. E, mesmo que Nayara não volte à escola até o fim do ano, ainda não atingirá o mínimo necessário para a reprovação, alegou a secretaria.

Entretanto, o órgão afirma que Nayara terá de ser avaliada como qualquer aluno e poderia fazer as provas em casa. Tudo, no entanto, depende de um atestado que deve ser apresentado à escola, informando sobre a ausência. Segundo a Secretaria da Educação, o documento ainda não foi enviado.

Nayara está longe dos livros e cadernos desde o dia 13 de outubro quando ficou refém de Lindemberg Alves, 22, junto com a amiga Eloá Cristina Pimentel, ex-namorada do rapaz. O seqüestro só terminou no dia 17, depois de mais de 100 horas de tensão. Eloá morreu com um tiro na cabeça e Nayara levou um tiro no rosto. As faltas escolares nesse período foram abonadas, disse a secretaria.

Para fugir da confusão em torno do caso, a adolescente, conhecida entre os familiares como Nani, descansa no litoral paulista. A mãe dela, Andréia de Lourdes Rodrigues de Araújo, que é professora, não se mostrou preocupada. "A gente deve fazer tudo por trabalhos (escolares). Os professores acompanharão ela, se necessário", afirmou Andréia, justificando a ausência da filha nas provas.

De acordo com ela, o tumulto causado com a presença de Nayara na escola prejudicaria os outros alunos. Funcionários da direção da instituição de ensino informaram que o conselho escolar vai se reunir para decidir a situação da estudante e que pretendem chamar os pais de Nayara. Ela foi descrita como "uma boa aluna". De acordo com o calendário escolar, o último dia de aula é 19 de dezembro.

Nayara não será reprovada por faltas, diz Secretaria da Educação
Ela deve ficar dois meses fora da escola para se recuperar de trauma.
Reprovação só ocorre quando há ausência em mais de 25% dos dias.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir