Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-10-2008

Opositor Mohamed Nasheed vence eleições presidenciais
Simpatizantes do Partido Democrático Maldiviano comemoram a eleição do presidente Mohamed Anni Nasheed
Opositor Mohamed Nasheed vence eleições presidenciais
Foto: AFP

Nova Délhi, 29 out (EFE).- O opositor Mohamed Nasheed venceu o segundo turno das eleições presidenciais realizadas nesta terça-feira nas Ilhas Maldivas, segundo resultados provisórios divulgados pela Comissão Eleitoral local.

De acordo com estes dados, disponíveis no site da Comissão, o até agora presidente, Maumoon Abdul Gayoom, no poder há 30 anos, obteve 45,79% dos votos, contra 54,21% de Nasheed.

As eleições registraram uma participação de 86,5% dos cidadãos com direito a voto, que totalizam aproximadamente 209 mil.

Nasheed, preso em várias ocasiões por sua militância política, se candidatou pelo Partido Democrático das Maldivas (MDP), e contou no segundo turno com o apoio de três aspirantes derrotados no primeiro, realizado no último dia 8.

Segundo informa hoje o portal de notícias local "Minivan", os partidários de Nasheed, mais conhecido como "Anni", saíram às ruas após a divulgação dos primeiros resultados e reivindicaram a mudança democrática.

Nasheed será o primeiro presidente escolhido em eleições multipartidárias nesse arquipélago do Índico, composto por cerca de 1.200 ilhas e governado por Gayoom desde 1978.

O até agora presidente tinha recorrido a emendas constitucionais e referendos para se perpetuar no poder, mas nos últimos anos se viu obrigado a reformar o regime e adotar a democracia multipartidária.

Em 2005, autorizou a legalização dos partidos políticos e em agosto aceitou a entrada em vigor de uma nova Constituição, que permitiu a convocação desse pleito.

Opositor Mohamed Nasheed vence eleições presidenciais nas Maldivas.

Simpatizantes do Partido Democrático Maldiviano comemoram a eleição do presidente Mohamed Anni Nasheed; o opositor venceu o segundo turno das eleições presidenciais realizadas nas Maldivas.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir