Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-10-2008

ONU aprova pedido de suspensão de embargo dos EUA a Cuba
Ministro cubano das relações exteriores Felipe Perez Roque (dir) festeja após Assembléia Geral da ONU aprovar resolução que pede o fim do embargo dos EUA a Cuba.
ONU aprova pedido de suspensão de embargo dos EUA a Cuba
Foto: Bebeto Matthews/AP

A Assembléia Geral da ONU aprovou nesta quarta-feira (29) por uma maioria arrasadora uma resolução que pede o fim do embargo econômico e comercial declarado há quase meio século pelos Estados Unidos contra Cuba.

O documento alcançou um apoio quase unânime dos 192 países que integram a ONU, já que 185 países votaram a favor, contra três (Estados Unidos, Israel e Palau) que foram contra, duas abstenções e dois países não votaram.

Segundo o jornal oficial cubano "Granma", a resolução da ONU que pede o fim do bloqueio à ilha foi aprovada 16 vezes desde 1992.

Embargo
O embargo econômico à ilha caribenha foi instituído pelos Estados Unidos em 1962, três anos após a queda do governo do ditador Fulgêncio Batista e tomada de poder pela Junta Militar Revolucionária cubana.

Antes, porém, o governo norte-americano já havia levado a cabo uma série de medidas retaliatórias às reformas e estatizações promovidas por Fidel Castro.

Em 1960, reduziram a cota de importação do açúcar cubano em 700 mil toneladas. Os EUA eram o principal comprador do produto.

Em 1961, a potência cortou as relações diplomáticas com Cuba e, segundo historiadores, financiou a fracassada tentativa de invasão da Baía dos Porcos.

A aliança de Cuba com a União Sovietica foi firmada a partir do embargo, que deixara a ilha isolada no comércio internacional e detentora de uma produção econômica majoritariamente agrícola. Ao aceitar o auxílio soviético, a ilha entrava também na área de influência política da potência comunista.

Este processo culminou na Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962. O episódio é até hoje lembrado como um dos poucos momentos da segundo metade do século 20 em que o temor de ver a Guerra Fria transformar-se em uma grande guerra nuclear foi verossímil.

Assembléia Geral da ONU aprova pedido de suspensão de embargo dos EUA a Cuba.

Ministro cubano das relações exteriores Felipe Perez Roque (dir) festeja após Assembléia Geral da ONU aprovar resolução que pede o fim do embargo dos EUA a Cuba.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir