Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-10-2008

Lula se encontra com Márcio Lacerda
O prefeito eleito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB, à esq.), e o atual prefeito da cidade, Fernando Pimental (PT, à dir.) se encontraram hoje com o presidente Lula
Lula se encontra com Márcio Lacerda
Foto: Valter Campanato/ABr

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O racha interno no PT em decorrência da campanha em favor do prefeito eleito de Belo Horizonte (MG), Márcio Lacerda (PSB), não foi superado, o que ficou evidente nesta quarta-feira em Brasília. Lacerda e o atual prefeito da capital mineira, Fernando Pimentel (PT), conversaram hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por cerca de vinte minutos, mas sem as presenças de ministros mineiros nem do vice-presidente José Alencar (PRB).

A campanha de Lacerda levou a uma divisão interna no PT. O grupo liderado por Pimentel defendeu a aliança com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), em favor do prefeito eleito. Mas setores do PT, contrários à parceria, afirmavam que a decisão favoreceria o nome de Aécio na disputa presidencial em 2010.

Na reunião realizada hoje, no Palácio do Planalto, Alencar foi até o gabinete de Lula, cumprimentou Pimentel e Lacerda, mas não ficou para a conversa. De acordo com um dos presentes, Alencar alegou que tinha de cumprir uma agenda pesada de compromissos.

Já os ministros Luiz Dulci (Secretaria Geral), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e Hélio Costa (Comunicação) não compareceram ao encontro. Também não enviaram mensagens nem telefonaram.

Dulci e Patrus foram contrários à aliança do PT com o PSDB. Dulci foi um dos críticos mais duros à parceria. Costa rejeitou o acordo político e lançou de forma independente o nome do deputado Leonardo Quintão (PMDB) para concorrer com Lacerda. O desconforto dos ministros obrigou o presidente Lula a intervir no assunto e pedir que evitassem atritos externos.

O PRB, partido do vice-presidente, apoiou Quintão no segundo turno das eleições municipais.

Lacerda e Pimentel conversam com Lula, mas ministros mineiros evitam reunião.

O prefeito eleito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB, à esq.), e o atual prefeito da cidade, Fernando Pimental (PT, à dir.) se encontraram com o presidente Lula em Brasília e sugeriram uma declaração de paz entre o PT e o PSDB; ministros mineiros evitaram a reunião, evidenciando o racha causado no PT pelo apoio de Pimental à Lacerda nas eleições junto do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir