Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-10-2008

Feministas criticam presença de Ortega na Cúpula
Feministas protestam contra a presença do presidente nicaraguense Daniel Ortega na 8ª Cúpula Ibero-Americana
Feministas criticam presença de Ortega na Cúpula
Foto: EFE

San Salvador, 29 out (EFE) - Organizações feministas de El Salvador rejeitaram hoje a chegada ao país do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, por ocasião da 18ª Cúpula Ibero-Americana.

O movimento Feministas contra a Impunidade, que reúne mais de dez organizações, expressou em um anúncio pago na imprensa local seu "repúdio à eventual presença de Daniel Ortega" em El Salvador para participar da 18ª Cúpula Ibero-Americana que será inaugurada esta noite.

A organização do evento prevê a chegada de Ortega na quinta-feira pela manhã, mas sua presença em San Salvador ainda gera dúvidas.

As organizações consideram que a presença do presidente da Nicarágua é "uma das manifestações mais flagrantes da impunidade que predomina na região centro-americana e que se manifesta especialmente perante a violação de direitos das mulheres".

As feministas fazem uma campanha contra Ortega pelas acusações de "abuso, assédio e violação sexual" à enteada Zoilamérica Narváez, que apresentou uma denúncia sobre o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

No entanto, Narváez anunciou em 26 de setembro que retirava o processo contra Ortega perante a CIDH, que tinha sido admitido em 2001, já que a acusação tinha sido arquivada pela Justiça nicaragüense.

O movimento destacou que, "há 10 anos, Daniel Ortega se amparou em sua imunidade como deputado e o caso foi arquivado pelo Poder Judiciário", e afirmou que "a métodos semelhantes recorrem tradicionalmente homens que, ocupando posições de poder, escapam da justiça".

Além disso, acusaram o Governo de Ortega de fazer "uma caça às bruxas" contra as organizações "que se atrevem a levantar sua voz e denunciam os atropelos e violações do Estado de direito que o governante e seu entorno realizam diariamente".

A dirigente do Instituto de Estudos da Mulher (Cemujer) de El Salvador, Ima Guirola, explicou à Agência Efe que, na última segunda-feira, o órgão apresentou um pedido formal ao presidente salvadorenho, Elías Antonio Saca, pedindo que Ortega fosse declarado persona non grata no país.

O movimento feminista convocou para hoje e amanhã uma série de atos de protesto para expressar sua rejeição a Ortega e pedir ao Governo de El Salvador a ratificação da Convenção Ibero-Americana sobre Direitos dos Jovens.

Feministas criticam presença de Ortega na Cúpula Ibero-Americana.

Militantes feminista cola adesivo com a frase "fechado porviolar os direitos das mulheres" na parede da Embaixada da Nicarágua na Cidade do México. Feministas protestam contra a presença do presidente nicaraguense Daniel Ortega na 8ª Cúpula Ibero-Americana. Elas o acusam de assédio e de promover uma "caça às bruxas" em seu país.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir