Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-10-2008

Finados: um dia para homenagear as pessoas mortas
Mexicanos se preparam para celebrar o tradicional "Dia dos Mortos", o nosso feriado de Finados, em Madri, Espanha,
Finados: um dia para homenagear as pessoas mortas
Foto: EFE

Finado significa o que se finou, findou, acabou, morreu. O culto aos mortos est� presente em quase todas as religi�es, desde a Pr�-hist�ria, e tem significados e manifesta��es muito diferentes nas diferentes culturas.

No Brasil, nesse dia, � costume visitar as sepulturas e levar flores aos mortos. A data � solene, e est� ligada � tradi��o cat�lica. Para lembrar as pessoas queridas, acendem-se velas pelas suas almas e fazem-se ora��es.

O culto aos mortos foi institu�do oficialmente pela Igreja no s�culo 10. No s�culo 13, um decreto do abade de Cluny, que dirigia o maior mosteiro da Idade M�dia, decretou que os monges sob sua jurisdi��o comemorassem o dia dos mortos no dia 2 de novembro.

Assim, ao longo dos s�culos, o dia de Finados acabou entrando para o calend�rio civil em muitos pa�ses. No M�xico, por exemplo, tamb�m se comemora o dia dos mortos em 2 de novembro. L�, esse � um dia de festa, em que se zomba da morte. Acredita-se que, nesse dia, as almas podem visitar seus parentes, e � costume fazer um altar em casa, enfeitado com flores, caveiras de papel mach�, oferendas e retratos das pessoas mortas.

Em pa�ses de religi�o budista, como a Tail�ndia, os mortos s�o homenageados com uma prociss�o, com m�sica e desfilas de m�scaras, e uma imagem do sagrado Buda. No Jap�o, faz-se uma oferenda de arroz e algas, para alimentar as almas dos mortos.

Seja com l�grimas ou com risos, homenagear os mortos parece ser uma necessidade universal, uma maneira de reverenciar nossos antepassados e de lembrar que, como eles, n�s tamb�m somos mortais.

Finados: um dia para homenagear as pessoas mortas.

Mexicanos se preparam para celebrar o tradicional "Dia dos Mortos", o nosso feriado de Finados, em Madri, Espanha, com a instala��o de vinte altares coloridos para homenagear familiares falecidos.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir