Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-10-2008

Ruanda nega ter feito disparos em território congolês
A Ruanda, que faz fronteira com a região conflituosa, negou ter feito disparos no território congolês.
Ruanda nega ter feito disparos em território congolês
Foto: Walter Astrada/AFP

Kigali, 30 out (Lusa) - O Ruanda negou nesta quinta-feira que as suas tropas tenham feitos disparos no território da República Democrática do Congo (RDC), onde violentos combates opõem as forças militares aos rebeldes do general tutsi Laurent Nkunda.

"Ruanda não disparou contra o Congo, foi antes o Congo que disparou, na quarta-feira, contra o Ruanda. Houve granadas que foram disparadas do Congo", afirmou à rádio governamental Ruanda, a ministra ruandesa das Relações Exteriores, Rosemary Museminali.

A rádio apontou que as granadas caíram em Rugeshi, no norte do país, perto da fronteira com a RDC, ferindo uma criança.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou na quarta-feira o avanço dos rebeldes de Laurent Nkunda rumo a Goma, capital da província do Kivu Norte, na fronteira com a Ruanda.

Em declaração, os membros do Conselho de Segurança manifestaram igualmente a sua apreensão em relação às "informações que referem tiros com artilharia pesada na fronteira da RDC com o Ruanda".

O chefe da manutenção da paz da ONU, Alain Roy, disse que não está em condições de dizer quem efetuou os disparos.

Roy acrescentou que uma base do Monuc à Kibumba, 35 quilômetros ao norte de Goma, foi alvo de tiros provenientes de Ruanda.

Ruanda nega ter feito disparos em território congolês.

Soldados passam ao lado de mulheres desalojadas na capital provincial de Goma, na República Democrática do Congo, onde rebeldes e o exército se enfrentam. A Ruanda, que faz fronteira com a região conflituosa, negou ter feito disparos no território congolês.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir