Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 30-10-2008

Série de explosões na Índia deixa ao menos 30 mortos
Ambulância pega fogo em Guwahati, principal cidade de Assam, região sob conflito na Índia .
Série de explosões na Índia deixa ao menos 30 mortos
Foto: Utpal Baruah/Reuters

colaboração para a Folha Online

Uma série de explosões em áreas populosas de quatro distritos no noroeste da Índia deixou ao menos 30 mortos e cem feridos nesta quinta-feira, informaram as autoridades locais. A rede de televisão CNN, citando fontes policiais, fala em 40 mortos e mais de 200 feridos.

"Segundo relatórios preliminares, pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas --mais de 30 delas em estado crítico-- em 12 explosões", disse uma fonte policial citada pela agência Ians.

Os relatos, contudo, ainda são muito divergentes sobre o número de mortos e de explosões, apontando nove, onze e doze bombas sincronizadas.

As autoridades disseram que o número de vítimas pode aumentar. Eles bloquearam os pontos de saída do Estado de Assam e convocaram forças paramilitares para garantir a segurança das refinarias da região, rica em petróleo.

As explosões sincronizadas, provavelmente atentados terroristas, afetaram, em menos de uma hora, Assam e sua principal cidade, Guwahati, alvo de ao menos três bombas que deixaram ao menos sete mortos. As bombas foram detonadas às 11h30 (4h no horário de Brasília), segundo a agência oficial Press Trust of India.

Uma das explosões destruiu um mercado de frutas em Guwahati, muito próximo de edifícios do governo regional de Assam e da Assembléia Provincial. Outras seis bombas teriam explodido nas localidades de Barpeta e Kokrajhar, e uma outra mais em Bongaigaon, no oeste da região.

Uma fonte da polícia de Kokrajhar disse à agência Efe que a região da explosão estava muito movimentada porque as pessoas faziam compras para o festival de Chat, que acontece na próxima semana.

Um oficial da polícia afirmou à agência France Presse que mais de 30 dos cem feridos estão em situação crítica. Os canais de televisão exibiram cenas de pânico e pessoas feridas sendo levadas para hospitais em meio a veículos carbonizados.

Combates

O Ministro do Interior indiano, Shivraj Patil, já condenou o atentado e pediu um relatório detalhado do incidente às autoridades de Assam, enquanto o chefe do governo, Manmohan Singh, pediu unidade na luta contra o terrorismo.

Os Estados indianos de Manipur, Nagaland, Assam, Meghalaya, Tripura e Mizoram são, em diversos graus, cenários de insurreições separatistas e atos de violência intercomunitárias que, desde a independência da Índia em agosto de 1947, deixaram 50 mil mortos.

No Estado de Assam, o grupo rebelde Frente Unida de Libertação de Assam (ULFA) luta desde 1979 pela independência. Os conflitos na região, famosa pelas plantações de chá, provocaram 10 mil mortes em 20 anos.

Com agências internacionais

Série de explosões na Índia deixa ao menos 30 mortos.

Ambulância pega fogo em Guwahati, principal cidade de Assam, região sob conflito na Índia .


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir