Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-10-2008

Carro-bomba explode na Universidade de Navarra, na Espanha
Imagem mostra fogo e fuma�a causados pela explos�o de um carro-bomba no estacionamento da Universidade de Navarra, na cidade espanhola de Pamplona.
Carro-bomba explode na Universidade de Navarra, na Espanha
Foto: Unai Beroiz/EFE

Um carro-bomba explodiu hoje no estacionamento da Universidade de Navarra, na cidade espanhola de Pamplona. Segundo informa��es preliminares, pelo menos 17 pessoas estavam nas imedia��es do local da explos�o e se feriram. A cl�nica universit�ria atendeu at� agora 15 pessoas e outras duas deram entrada no Hospital de Navarra e na cl�nica Virgem do Caminho.

Segundo o jornal "El Pa�s", apesar de a Delega��o do Governo de Navarra ter afirmado inicialmente que n�o houve nenhum aviso antes da detona��o do carro-bomba, fontes do mesmo departamento declararam depois que foi feito um comunicado an�nimo em nome do grupo separatista basco ETA por meio de um telefonema, por volta das 9h50 (hora local), a uma concession�ria de estradas de �lava. O informante dizia que havia sido colocado um explosivo em um "campus da universidade" que iria ser detonado uma hora mais tarde. N�o teria sido especificado, no entanto, em que universidade.

O ve�culo explodiu por volta de 11h (hor�rio local) no parque de estacionamento junto ao edif�cio central da universidade e pr�ximo da Biblioteca e da Faculdade de Comunica��o, que foram desalojados. Segundo testemunhas, o estrondo foi ouvido em todo o campus. Muitas viaturas de pol�cia e ambul�ncia est�o no local.

O pr�dio de Ci�ncias Sociais tamb�m precisou ser desalojado, segundo informa��es do professor Jos� Luis Orihuela, da universidade. De acordo com a universidade, a explos�o atingiu carros e quebrou vidros do edif�cio central.

A explos�o ocorre dois dias ap�s agentes da pol�cia terem detido quatro suspeitos integrantes do grupo separatista basco ETA (tr�s em Pamplona e um em Valencia), como integrantes do novo comando Nafarroa. Na opera��o, a pol�cia apreendeu material para a produ��o de explosivos, detonadores e dois rev�lveres.

De acordo com o jornal espanhol "El Pa�s", o atentado de hoje � o sexto contra a Universidade de Navarra a mando do ETA. Alguns deles provocaram muitos danos materiais. A primeira a��o terrorista contra a universidade ocorreu em 4 de outubro de 1979 e teve como alvo os escrit�rios da Editora Universit�ria da Opus Dei e Bara�ain, pr�ximo a Pamplona. Este atentado foi cometido por membros do comando Arizta.

"Valores diametralmente opostos"
O diretor Ram�n Salaverr�a, do Departamento de Projetos Jornal�stico da Faculdade de Comunica��o da Universidade de Navarra, declarou em seu blog momentos depois do ataque que o ETA tentou "matar indiscriminadamente na universidade" em uma hora de "tr�nsito m�ximo de pessoas". "Com essa a��o depreci�vel, pretendiam denificar uma institui��o e algumas pessoas que, ao contr�rio deste grupo criminoso, trabalham dia-a-dia pelo progresso da sociedade navarra", continuou ele.

"A universidade � um lugar de pensamentos, de di�logo, da raz�o. N�s que trabalhamos aqui sabemos que este � o motivo pelo qual querem acabar conosco, pois representamos valores diametralmente opostos aos do ETA. E com muita honra", escreveu Salaverr�a.

Carro-bomba explode na Universidade de Navarra, na Espanha, e deixa ao menos 17 feridos.

Imagem mostra fogo e fuma�a causados pela explos�o de um carro-bomba no estacionamento da Universidade de Navarra, na cidade espanhola de Pamplona.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir