Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-10-2008

Crianças em Protestos pela Educação na Itália
Na faixa, se lê "Gelmini, te enfrentaremos com corações de crianças".
Crianças em Protestos pela Educação na Itália
Foto: Max Rossi/Reuters

da Efe, em Roma
Estudantes e professores fizeram uma passeata nesta quinta-feira em Roma pedindo a renúncia da ministra da Educação Mariastella Gelmini e a anulação da lei de autoria do governo aprovada ontem pelo Senado italiano que, entre outros tópicos, reduz em mais de 8 bilhões de euros (cerca de R$ 21,7 bilhões) o orçamento das escolas públicas.

Segundo os organizadores, o ato reuniu 1 milhão de pessoas. Outras cidades italianas, como Florência, também foram palco de protestos de estudantes nesta quinta.

Alguns cartazes usados na manifestação representavam Gelmini com um machado, em referência a este corte de orçamento.

Outros afirmavam que a mobilização pretendia defender o futuro dos estudantes, enquanto alguns perguntavam "Onde foi parar o dinheiro da escola?" e "A escola? Presente. Gelmini incompetente".

Políticos de oposição ao primeiro-ministro Silvio Berlusconi também participaram do ato, entre eles o líder do Partido Democrata (PD), Walter Veltroni, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Fausto Bertinotti e o principal nome do partido Itália dos Valores, Antonio Di Pietro.

Além do orçamento das escolas públicas como um todo, a lei de educação, em sua parte financeira, prevê cortes de mais de 87 mil postos de trabalho de docentes, bloqueio de contratos de professores temporários e redução de 44,5 mil empregos administrativos.

Nos aspectos acadêmicos e administrativos, ela estipula a volta ao colégio do mestre único, fechamento de colégios em locais isolados, aumento de estudantes por classe, redução de horas letivas e introdução da nota de conduta.

A manifestação terminou sem distúrbios, mas a polícia precisou bloquear o tráfego em grande parte da cidade, obrigando os transportes públicos a modificarem seus trajetos.

Estudantes e professores protestam em Roma contra lei de educação.

Estudantes do ensino fundamental participam de protesto contra as reformas educacionais propostas pela ministra da Educação Mariastella Gelmini, em Roma, na Itália. Entre as propostas, constam a redução de 87 mil empregos, o corte de 8 milhões de euros no orçamento para as universidades, a redução da carga horária de 40 para 24 horas semanais e a introdução de um professor único no primário. Na faixa, se lê "Gelmini, te enfrentaremos com corações de crianças".


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir