Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-10-2008

Obama nega clima de vitória e promete esforço máximo
Obama evita clima de já ganhou e prossegue com campanha
Obama nega clima de vitória e promete esforço máximo
Foto: Steve Nesius/AP

da Efe, em Washington
colaboração para a Folha Online

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, rejeitou hoje o clima de vitória certa e afirmou que, a cinco dias para as eleições no país, ainda tem que dar o "esforço máximo".

"Quando as urnas fecharem na terça-feira, não quero dizer que houve algo que não fiz, algo que não disse ou um aperto de mãos que não dei", afirmou Obama, em entrevista transmitida hoje pela rede de televisão ABC.

Na mesma entrevista, em uma tomada pré-gravada, o ex-presidente democrata Bill Clinton considerou que, daqui até o pleito de terça-feira, Obama precisa manter a intensa campanha e recordar os eleitores dos desafios que enfrenta a economia americana e como ajudará o cidadão a superá-los.

"Não se deve deixar que as pessoas se esqueçam do que se trata (a eleição). Não se deve deixar que o povo se conforme, porque o preço do petróleo baixa momentaneamente ou porque não tivemos um colapso financeiro total", afirmou Clinton.

Perguntado sobre suas críticas a Obama durante as primárias, Clinton explicou que sua mulher, a ex-pré-candidata Hillary Clinton foi sua primeira opção. "Mas também disse que se ela não ganhasse (a candidatura), o apoiaríamos, e isso fizemos", sustentou.

Hillary participou de 65 comícios a favor de Obama, enquanto o ex-presidente foi a 30. "Por motivos de trabalho", explicou Clinton.

Nesta quinta-feira, Obama faz campanha em Estados como Flórida, Virgínia e Missouri.

Outro lado

Se Obama está evitando o clima de já ganhou, o republicano John McCain insiste que a corrida ainda não está definida e que pode vencer, ao contrário do que a maioria das pesquisas de intenção de voto indicam.

Em entrevista à CNN na noite desta quarta-feira, McCain afirmou que a eleição está indefinida e que os votos indecisos podem determinar o resultado. O senador republicano levantou suspeitas sobre a campanha adversária, que quebrou recordes de arrecadação em eleições presidenciais.

Ele disse que Obama mentiu para o povo americano quando se comprometeu a discutir com o republicano antes de decidir se iria usar o financiamento público de campanha. "Agora o que acontece é que existem centenas de milhões de dólares sem registro de origem. Não sabemos de onde vieram, não sabemos quem contribuiu", afirmou.

Nesta quinta-feira, McCain fará campanha na cidade de Defiance, palavra inglesa que significa "desafio".

Obama nega clima de vitória e promete esforço máximo até a eleição.

Milhares protestam na Piazza del Popolo, em Roma, contra as reformas educacionais propostas pelo governo.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir