Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 05-11-2008

Exército israelense diz que palestinos dispararam 40 foguete
Palestinos carregam corpo de um dos cinco milicianos mortos durante a madrugada na operação noturna israelense na faixa de Gaza
Exército israelense diz que palestinos dispararam 40 foguete
Foto: Ali Ali/EFE

da Folha Online
Cerca de 40 foguetes Qassam (de fabricação caseira) foram disparados na madrugada desta quarta-feira da faixa de Gaza contra o sul de Israel, informaram fontes militares ouvidas pelas agências de notícias France Presse e Reuters.

O movimento radical islâmico Hamas (que controla a faixa de Gaza) reivindicou a autoria dos disparos, segundo a Reuters --que informou ainda que os disparos não causaram danos ou vítimas. As autoridades decretaram estado de emergência na região atingida, temendo o prosseguimento dos disparos, revelou a rádio militar israelense.

Os disparos ocorreram após uma operação noturna israelense na faixa de Gaza, na qual o Exército israelense matou cinco palestinos na região da fronteira com Israel.

O incidente foi o mais grave desde a instauração de uma trégua entre Israel e os grupos armados, em junho. O governo israelense informou que todas as passagens com fins comerciais entre a faixa de Gaza e Israel ficarão fechadas hoje devido aos disparos de foguetes.

Um membro do Hamas morreu em um tiroteio e outros três combatentes ficaram feridos, informaram à France Presse os serviços de emergência locais. Outros quatro palestinos morreram em duas incursões aéreas israelenses na mesma área, perto das localidades de Dir el Balah e El Bureij, segundo as mesmas fontes.

Um porta-voz militar israelense revelou que uma unidade operava nas proximidades da fronteira após a descoberta de um túnel usado para seqüestrar soldados. O túnel foi descoberto a 250 metros da fronteira com Israel e estava pronto para ser usado, acrescentou o porta-voz, destacando que a unidade retornará para o território israelense assim que concluir sua missão.

Além disso, o porta-voz afirmou que essa operação pontual não representa uma violação da trégua. Ele também informou sobre dois ataques aéreos e disse que seus alvos eram grupos armados que disparavam morteiros.

Exército israelense diz que palestinos dispararam 40 foguetes contra Israel.

Palestinos carregam corpo de um dos cinco milicianos mortos durante a madrugada na operação noturna israelense na faixa de Gaza, na qual o Exército israelense matou cinco palestinos na região da fronteira com Israel. O incidente foi o mais grave desde a instauração de uma trégua entre Israel e os grupos armados palestinos, em junho, e motivou o disparo de 40 foguetes pelo Hamas em represália.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir