Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-11-2008

Masp inaugura sistema de segurança para evitar novos furtos
Onze meses após furto de obras de arte, Masp inaugura sistema de segurança que monitora todas as áreas do prédio na capital paulista.
Masp inaugura sistema de segurança para evitar novos furtos
Foto: André Vicente/ Folha Imagem

Elaine Patricia Cruz
Da Agência Brasil
Em São Paulo

Quase onze meses após o furto das obras Lavrador de Café, do pintor brasileiro Candido Portinari, e o Retrato de Suzanne Bloch, do espanhol Pablo Picasso, o Masp (Museu de Arte de São Paulo) inaugurou hoje (5) seu novo sistema de segurança, considerado um dos mais avançados do mundo. Além de capturar imagens, o sistema também monitora todas as áreas do prédio inclusive os antigos "pontos cegos" do museu, que não tinham vigilância.

"Com certeza o Masp é hoje, também com as parcerias com a Polícia Militar e com a contratação de uma empresa de segurança armada, o museu mais seguro do país", disse Fernando Pinho, superintendente do Masp.

O equipamento instalado é todo digital, substituindo o antigo sistema de segurança que, segundo Pinho, funcionava com câmeras analógicas e fitas cassetes. Ao monitorar todos os ambientes do museu, as câmeras vão permitir aos operadores identificar em tempo real situações de roubos e furtos de obras ou até mesmo de objetos abandonados. Segundo Pinho, no momento em que uma obra for furtada, a Polícia Militar será avisada instantaneamente sobre a ocorrência.

O novo sistema do Masp, doado pela empresa LG Security System, tem investimento estimado em mais de R$ 1 milhão e é composto por 96 câmeras e sete monitores de alta definição. Além de movimentarem-se, algmas das câmeras "falam", comunicando ao desavisado visitante do museu que ele está ultrapassando a linha de segurança que o mantém a uma distância ideal da obra.

"Um sistema de segurança como esse não tem por objetivo evitar apenas o roubo ou furto das obras. Também se quer evitar atos de vandalismo", afirmou o curador do Masp, José Teixeira Coelho.

Para ele, o novo sistema, "é extremamente benéfico" para a obra e educativo para o público. "O fato é que a simples presença das pessoas num ambiente onde está exposta uma obra de arte pode ser teoricamente nociva a ela [à obra]. Aproximar-se demais das obras, tocá-las para querer entender aquilo a que se propõem, prejudica enormemente a estrutura e a condição da obra", explicou o curador.

Além das inovações, a assessoria do museu informou que o Masp dispõe, desde o início do ano, de guardas armados, detector de metais e de uma cabine e uma viatura da Polícia Militar instalados no vão livre do museu e de câmeras de longo alcance e uma base fixa da Polícia Militar posicionadas na avenida Paulista.

O Masp foi roubado na madrugada de 20 de dezembro do ano passado e as telas de Picasso e de Portinari foram encontradas pela polícia e devolvidas ao Museu no início deste ano. Também esse ano, quatro obras foram roubadas da Estação Pinacoteca, localizada no centro da capital paulista.

No ano passado, o Masp recebeu mais de 624 mil visitantes e espera receber outros 600 mil até o final deste ano. O Museu foi fundado em 1947 por Assis Chateaubriand e pelo crítico e jornalista Pietro Maria Bardi. Segundo o curador do Museu, o Masp tem hoje oito mil peças.

Uma nova diretoria para o museu foi eleita na última segunda-feira (3). João Vicente de Azevedo vai assumir a presidência do espaço cultural que vinha sendo ocupada pelo arquiteto Julio Neves nos últimos 14 anos.

Masp inaugura sistema de segurança para evitar novos furtos.

Onze meses após furto de obras de arte, Masp inaugura sistema de segurança que monitora todas as áreas do prédio na capital paulista.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir