Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-11-2008

Milhares defendem o casamento gay nas ruas de Los Angeles
Ao menos duas mil pessoas participaram da marcha. O estado votou nesta ter�a (4) contra o casamento entre homossexuais.
Milhares defendem o casamento gay nas ruas de Los Angeles
Foto: Kevork Djansezian/AP

Milhares de pessoas sa�ram �s ruas de Los Angeles na noite desta quarta-feira (5) para defender a igualdade de direitos e o casamento gay, depois da vit�ria de um referendo na ter�a-feira que pro�be o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma conquista que havia sido inclu�da na Constitui��o da Calif�rnia em maio.

"Lute contra o �dio em 2008", "V�o para o inferno m�rmons", "Igualdade de direitos" e "Sim podemos com Obama" foram algumas das frases gritadas pela multid�o que se concentrou nas avenidas St. Vicent e St. Monica, no cora��o de West Hollywood, o reduto da comunidade homossexual de Los Angeles.

Um policial do condado de Los Angeles calculou em pelo menos 2 mil o n�mero de manifestantes no in�cio da marcha, mas o n�mero aumentou consideravelmente durante o protesto.

"Sou v�tima da H-8" ("H" em uma refer�ncia � palavra �dio em ingl�s), escreveu no corpo Jason Louis, um manifestante de 34 anos que casou no domingo com o companheiro.

"Agora estamos esperando para ver o que vai acontecer conosco. Decidimos nos casar dois dias antes da consulta eleitoral porque tinha o pressentimento de que iam nos tirar este direito", disse Louis.

Muitos presentes pediram que a religi�o fique fora da Constitui��o estadual.

Com 99,5% das urnas apuradas, a Proposta 8 que pedia o voto "Sim" � emenda para proibir os casamentos gays na Calif�rnia tinha 52,5% dos votos, contra 47,5% do "N�o".

A vota��o elimina a decis�o de maio da Suprema Corte da Calif�rnia de permitir os casamentos gays e inclui uma emenda na Constitui��o que considera v�lidos "apenas o matrim�nio entre um homem e uma mulher", deixando no limbo 18 mil casais homossexuais j� casados.

Milhares defendem o casamento gay nas ruas de Los Angeles
Ao menos duas mil pessoas participaram da marcha.
O estado votou nesta ter�a (4) contra o casamento entre homossexuais.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir