Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-11-2008

Despedida de Bush
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em discurso a funcion�rios e membros do seu gabinete em frente � Casa Branca, brinca sobre seus cabelos brancos
Despedida de Bush
Foto: EFE/Matthew Cavanaugh

colabora��o para a Folha Online

O presidente George W. Bush afirmou nesta quinta-feira que a transi��o de seu governo para a administra��o do democrata Barack Obama, eleito na ter�a-feira (4) em vota��o popular, � prioridade nos �ltimos 75 dias de seu mandato.

"Esta transi��o pac�fica de poder � um dos pilares da democracia. E a transi��o de governos � prioridade do final do meu mandato. Ser� a primeira transi��o de presidente em tempos de guerra em quatro d�cadas", disse Bush, discursando para funcion�rios e membros do seu gabinete, em frente � Casa Branca.

O republicano --que deixa a Casa Branca com os menores �ndices de popularidade das �ltimas d�cadas-- afirmou ainda que seu gabinete est�o trabalhando para evitar que os terroristas aproveitem os tempos de fragilidade da transi��o.

"Temos terroristas aguardando para nos atacar e ele podem querer aproveitar a transi��o para nos atacar. Por isso, nestes 75 dias, queremos garantir uma transi��o tranq�ila", disse o presidente, que deixa o cargo em 20 de janeiro, quando Obama toma posse.

Bush afirmou que sua equipe de governo est� explicando a Obama a atual situa��o dos assuntos priorit�rios do governo, "da Guerra no Iraque � crise financeira". "Estas medidas s�o um esfor�o sem precedentes para garantir que o pr�ximo presidente seja capaz de assumir o cargo. Voc�s devem continuar trabalhando com dec�ncia e profissionalismo como fizeram na minha administra��o", disse o republicano aos presentes.

O presidente disse ainda que servir aos cidad�os americanos � um privil�gio e ressaltou a import�ncia das elei��es gerais de ter�a-feira, que teve comparecimento recorde de eleitores.
"N�s tivemos 130 milh�es de pessoas votando, um dos maiores comparecimentos da hist�ria. N�o importa em que voc� votou e sim que participamos deste processo essencial da democracia", afirmou.

"Espero que voc�s se re�nam a mim e Laura para parabenizar o presidente eleito Barack Obama e desej�-lo sorte em seu governo", completou.

Bom humor

Bush fez um discurso bem humorado, com piadas sobre sua sa�da da Casa Branca e os efeitos de dois mandatos a sua figura.

"Alguns chegaram aqui h� alguns meses, outros h� quase oito anos. Estes podem dizer que meus cabelos ficaram um pouco mais brancos", disse, provocando risos na plat�ia. "H� pessoas que est�o aqui h� 30, 40, 50 anos e eu posso dizer que os seus cabelos ficaram mais brancos", continuou o presidente.

O republicano afirmou que ele e sua mulher, Laura Bush, ambos do Texas, acreditavam que n�o se acostumariam com o clima de Washington.

"E com 20 de janeiro se aproximando, alguns de voc�s podem estar ansiosos por um novo cargo ou lugar para viver. Eu sei como voc�s se sentem", disse Bush, que ter� que deixar a Casa Branca ap�s oito anos.

Prioridade

Pedindo a seus funcion�rios que permane�am com "dedica��o total", Bush citou as heran�as de seu governo, que devem ser assumidas pelo democrata Obama.

"Para lidar com a crise financeira global, o secret�rio do Tesouro est� trabalhando in�meras horas. Eu farei uma reuni�o global em 15 de novembro para discutir isso com os l�deres do mundo", adiantou Bush, sobre a crise financeira que manchou seu mandato e que aprofundou a sua impopularidade.

Bush falou ainda sobre as negocia��es para acordos de livre-com�rcio com Cor�ia do Sul, Panam� e Col�mbia. Contudo, Obama foi grande cr�tico dos acordos durante sua campanha, alegando que tiravam os empregos dos americanos e prejudicavam a economia. Diante da grave crise e dos conflitos no Afeganist�o e no Iraque, as negocia��es devem ser paralisadas no governo Obama.

O presidente republicano falou ainda sobre a luta contra o terrorismo, um dos pilares de seu governo e tema que alavancou sua candidatura pela reelei��o, ap�s sua rea��o aos ataques terroristas de 11 de Setembro.

"Continuaremos lutando l� fora contra os terroristas para que n�o tenhamos que enfrent�-los em casa", afirmou.

Bush brinca sobre cabelos brancos e diz que transi��o � prioridade.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em discurso a funcion�rios e membros do seu gabinete em frente � Casa Branca, brinca sobre seus cabelos brancos e diz que transi��o � prioridade.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir