Categoria Economia  Noticia Atualizada em 06-11-2008

Bovespa segue mau humor no exterior e tem queda
BCs da Inglaterra e da Europa cortaram taxas de juros. Principais indicadores europeus tamb�m registram baixa.
Bovespa segue mau humor no exterior e tem queda
Foto: www.g1.com.br

A Bolsa de Valores de S�o Paulo (Bovespa) segue a retomada do mau humor dos mercados internacionais nesta quinta-feira (6) e opera em baixa. �s 17h21, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, ca�a 5,38%, a 35.753 pontos.

O mercado brasileiro segue as quedas registradas nas bolsas de valores de todo o mundo. As principais bolsas da Europa fecharam em forte desvaloriza��o. Na �sia, o dia tamb�m foi de perdas acentuadas.

Nos Estados Unidos, o mercado volta a ser influenciado pela perspectiva de recess�o mundial, e tamb�m tinham forte queda. Por volta das 17h20 (hor�rio de Bras�lia), o Dow Jones, refer�ncia da Bolsa de Nova York, perdia 4,18%. O indicador de tecnologia Nasdaq recuava 3,43%.

Mais cedo, foi divulgada a ata da reuni�o do Comit� de Pol�tica Monet�ria (Copom) do Banco Central que decidiu pela manuten��o da taxa de juro em 13,75% ao ano. No documento, a autoridade avaliou que ainda continuam a ser "relevantes" os riscos de concretiza��o de um "cen�rio benigno" (no qual as metas s�o cumpridas) para a infla��o.

Juros no exterior

Os investidores tamb�m seguem de olho nos cortes nas taxas de juros anunciados mais cedo pelos BCs brit�nico e europeu.

Em uma medida que surpreendeu o mercado por seu tamanho, o Banco da Inglaterra cortou a taxa b�sica de juro da economia em 1,5 ponto percentual, para 3%, no maior corte desde que o BC se tornou independente, em 1997.

Em Frankfurt, o Banco Central Europeu - respons�vel pela pol�tica monet�ria da zona do euro - decidiu por um corte de 0,5 ponto percentual, para 3,25%.

V�spera

Na quarta-feira, contaminado pelas fortes perdas em Nova York, o Ibovespa fechou em queda de 6,13%, aos 37.785 pontos, perdendo o patamar de 40 mil pontos alcan�ado na ter�a-feira. As principais a��es negociadas no mercado paulista tiveram desvaloriza��o, com a Petrobras prejudicada pela cota��o do petr�leo.

Bovespa segue mau humor no exterior e tem queda
BCs da Inglaterra e da Europa cortaram taxas de juros.
Principais indicadores europeus tamb�m registram baixa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir