Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-11-2008

Obama terá reunião sobre economia e dará a primeira entrevista pós-eleição
Cresce expectativa sobre a nomeação do futuro secretário do Tesouro.
Obama terá reunião sobre economia e dará a primeira entrevista pós-eleição
Foto: www.g1.com.br

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu vice-presidente, Joe Biden, vão conceder uma entrevista coletiva às 17h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira após uma reunião com assessores econômicos para discutir a transição na Casa Branca.

A reunião e a coletiva de imprensa foram anunciadas em nota da assessoria de imprensa de Obama e Biden.

A nota diz que o presidente eleito e seu vice estarão acompanhados de assessores econômicos, entre eles os ex-secretários do Tesouro Lawrence Summers e Robert Rubin, o ex-chairman do Federal Reserve Paul Volcker, o ex-presidente da SEC (comissão de valores mobiliários dos EUA) William Donaldson e também executivos de grandes empresas como Xerox, Time Warner, Google e Hyatt. O presidente da Berkshire Hathaway Warren Buffet irá participar por telefone.

Diante da maior crise financeira nos EUA desde a Grande Depressão, Obama está sob pressão para anunciar imediatamente a sua equipe econômica, especialmente o secretário do Tesouro. Em Wall Street, a Bolsa caiu forte pelo segundo dia consecutivo na quinta-feira.

Timothy Geithner, presidente do Federal Reserve Bank de Nova York, Lawrence Summers, ex-secretário do Tesouro no governo de Bill Clinton, e Paul Volcker, ex-presidente do Federal Reserve dos EUA, estão entre os mais cotados para o Tesouro.

Laura Tyson, que presidiu o Conselho de Consultores Econômicos no governo Clinton, também tem sido citada como possível candidata. Já o respeitado ex-secretário Robert Rubin já disse que não pretende voltar ao cargo.

Uma pesquisa feita pela Reuters junto a economistas mostrou que 26 dos 48 entrevistados acreditavam que Geithner será o escolhido. Summers veio em segundo com 14 votos.

O novo chefe do Tesouro dos EUA será responsável por gerenciar o programa de resgate econômico de US$ 700 bilhões e a reforma regulatória necessária para evitar uma repetição da crise atual.

Assessores não quiseram dizer se Obama anunciará ocupantes de cargos na entrevista.

Lawrence Glazer, sócio-gerente da consultoria Mayflower Advisors, de Boston, disse que o escolhido precisa ser alguém com boa capacidade de comunicação.

"É um cenário financeiro bastante complicado. Poder passar isso em termos simples para o público norte-americano é essencial. Alguém com experiência política seria útil", disse.

Para outros cargos econômicos de primeiro escalão, podem ser chamados também o economista Austan Goolsbee, da Universidade de Chicago, e Jason Furman, ex-consultor de Clinton.

Reunião com Bush
O democrata, que fez história ao se tornar o primeiro negro eleito presidente dos EUA , pretende se reunir na próxima segunda-feira com o presidente George W. Bush na Casa Branca.

Bush prometeu colaborar na transição para Obama, que assume a presidência em 20 de janeiro.

Assista ao lado: cão de Bush morde repórter

"Nos próximos 75 dias, todos nós devemos garantir que o próximo presidente e sua equipe já cheguem trabalhando", disse Bush na Casa Branca.

O presidente atual e o futuro devem discutir na semana que vem questões como a crise financeira e a guerra do Iraque.

O novo presidente também deve apressar a formação da sua equipe de segurança nacional, devido ao risco de que a al-Qaeda tente submeter o novo governo à prova logo em seus primeiros dias.

"Sabemos que a al-Qaeda e outros vão tentar testar o novo governo. Não sei de nada específico, mas sabemos que é um período de preocupação elevada", disse a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.

James Steinberg, ex-assessor do governo Clinton, está bem cotado como assessor de segurança nacional. Susan Rice, que também foi assessora de Clinton, pode ir para esse ou outro cargo.

Com duas guerras em andamento, Obama poderia manter Robert Gates como secretário de Defesa.

Para o Departamento de Estado, são cogitados o senador John Kerry, o ex-diplomata Richard Holbrooke, o senador republicano (em fim de mandato) Chuck Hagel e o ex-senador democrata Sam Nunn.

Obama terá reunião sobre economia e dará a primeira entrevista pós-eleição
Cresce expectativa sobre a nomeação do futuro secretário do Tesouro.
Porta-voz da Casa Branca teme que al-Qaeda "teste" o presidente eleito.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir