Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-11-2008

Obama faz visita histórica à Casa Branca
Presidente eleito encontrou-se com George W. Bush. Encontro deveria abordar a crise e as guerras do Iraque e Afeganistão.
Obama faz visita histórica à Casa Branca
Foto: AFP

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou na segunda-feira (10) a Casa Branca, num momento simbolicamente histórico na transição de poder.


O presidente George W. Bush e sua esposa, Laura, ofereceram sorrisos e apertos de mão quando o casal Barack e Michelle Obama desceu da limusine para iniciar a visita àquele que será o futuro lar da família Obama depois da posse, em 20 de janeiro.

Bush e seu sucessor seguiram para o Salão Oval, onde deveriam discutir durante cerca de uma hora a crise financeira global e as guerras do Iraque e Afeganistão, entre outros desafios que Obama herdará.

Foi o primeiro encontro pessoal de ambos desde a expressiva vitória do senador democrata sobre o republicano John McCain, na eleição de terça-feira (4). Obama, 47 anos, é o primeiro negro a ser eleito presidente dos EUA.


Ataques
Durante a campanha, Obama fez repetidos ataques às "políticas fracassadas" de Bush, e chegou a dizer que o republicano teria muito que explicar por seus oitos anos de governo. A principal plataforma eleitoral dele era a mudança - especialmente em relação a economia e política externa.

Assessores de Obama dizem que, logo após tomar posse, ele deve revogar decretos de Bush que limitam as pesquisas com células-tronco e ampliam a extração de gás e petróleo em algumas áreas.

Mas, na visita de segunda-feira, não havia sinal de tensão ou ressentimento. O casal Obama saiu do carro no portão sul, depois de ser muito aplaudido na passagem da comitiva pelas ruas da capital.

Laura Bush deu "bom dia" ao casal, mesmo já sendo bem depois do meio-dia. Ela aproveitou a visita para mostrar os aposentos pessoais da Casa Branca a Michelle Obama.

Bush e Obama caminharam lado a lado sob os arcos da Casa Branca, conversando amistosamente. Pararam rapidamente e acenaram para as câmeras, mas nada disseram aos jornalistas. Bush então levou Obama para o Salão Oval.

Quando a visita terminou, Bush acompanhou Obama de volta à limousine. O presidente-eleito volta a Chicago, onde vive, ainda na segunda-feira.

Urgência
Os presidentes eleitos costumam visitar a Casa Branca antes da posse, mas normalmente esperam mais tempo. A presença de Obama na sede do poder, apenas seis dias depois da eleição, mostra o sentido de urgência nesta transição - a primeira em quatro décadas num momento de guerra, e ainda por cima em meio a uma profunda crise econômica que começou nos EUA e se espalhou pelo mundo.

"Obviamente a economia será algo no topo para ambos os líderes", disse a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, antes do encontro entre Bush e Obama.

Os mercados financeiros, às voltas com a crise global do crédito, continuam ansiosos pela divulgação da equipe econômica de Obama, que no entanto informou por intermédio de um porta-voz que não fará anúncios nesta semana.

Em sua primeira entrevista coletiva depois de eleito, na sexta-feira, ele disse que evitaria decisões apressadas.

Obama enfatizou também que não será um "presidente às sombras" antes de 20 de janeiro, e salientando isso um assessor confirmou que Obama não participará da cúpula financeira do G20 nos dias 14 e 15 em Washington.

Bush, cuja impopularidade foi decisiva na eleição de Obama, diz que contribuirá ao máximo para a transição.

Obama faz visita histórica à Casa Branca.
Presidente eleito encontrou-se com George W. Bush.
Encontro deveria abordar a crise e as guerras do Iraque e Afeganistão.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir