Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 11-11-2008

Explosões de minas matam 7 no Afeganistão
Afegãos observam carro destruído durante tiroteio em província no leste do Afeganistão
Explosões de minas matam 7 no Afeganistão
Foto: Nashanuddin Khan/AP

Cabul, 10 nov (EFE).- Sete pessoas morreram hoje no Afeganistão em dois atentados com explosões de minas terrestres, sendo quatro das vítimas -dois funcionários e dois motoristas- na região de Herat, no noroeste e três soldados do Exército afegão na província oriental de Logar.

Em Herat, os dois funcionários públicos e dois motoristas morreram devido à explosão de uma mina instalada por terroristas talibãs, segundo informou hoje à Agência Efe uma fonte policial.

Os funcionários mortos são o chefe de inteligência e o fiscal do distrito de Adraskan, na parte sul da região, segundo relatou à Efe por telefone o porta-voz da Polícia Abdul Rraouf Ahmadi.

Segundo ele, a bomba explodiu quando os funcionários viajavam pelo distrito vizinho de Shindand, e a explosão destruiu dois dos carros que formavam o comboio.

O ataque foi reivindicado pelo porta-voz talibã Muhammad Yousif Ahmadi, que especificou que as explosões ocorreram em frente às instalações do Exército no distrito de Shindand, onde ontem já haviam morrido dois soldados espanhóis, vítimas de um ataque suicida.

Na província oriental de Logar, no outro extremo do país, os três soldados do Exército afegão morreram na explosão de outra mina, segundo informou uma fonte policial à agência afegã "AIP".

Segundo a Polícia, o atentado ocorreu em Dabar, no distrito de Sarkh, embora um porta-voz talibã tenha assegurado que o veículo atacado não pertencia ao Exército afegão, mas a tropas estrangeiras.

No Afeganistão morreram somente neste ano mais de 4.400 pessoas vítimas da violência, segundo cálculos jornalísticos.

Explosões de minas matam 7 no Afeganistão.

Afegãos observam carro destruído durante tiroteio em província no leste do Afeganistão. Militares da coalisão norte-americana suspeitaram do carro e ao aproximarem os integrantes do veículo começaram a atirar, afirmou um porta-voz do exército dos EUA. Segundo o porta-voz, um helicópetero também participou do tiroteio contra os agressores e 14 pessoas, supostos militantes, foram mortos. Já o governador da província afirmou que as pessoas mortas eram apenas trabalhadores da construção civil.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir