Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-11-2008

Polícia desfaz à força protesto contra lixo nuclear
a carga chegou com mais de 14 horas de atraso por causa das manifestações antinucleares que marcaram a viagem do material.
Polícia desfaz à força protesto contra lixo nuclear
Foto: REUTERS/Wolfgang Rattay

colaboração para a Folha Online
A polícia usou a força para conter uma manifestação nesta segunda-feira de grupos de ativistas antinucleares que bloqueavam uma via ferroviária na região de Dannenberg. Os manifestantes ocuparam os trilhos para impedir a passagem de um comboio com 11 contêineres carregados de resíduos radioativos destinados ao depósito atômico de Gorleben (norte da Alemanha).

Os agentes usaram jatos de água a pressão para retirar centenas de manifestantes da ferrovia e liberar o caminho para o depósito de Dannenberg, a 50 km de distância do local dos protestos. Antes de chegar ao depósito, os resíduos terão de ser transferidos para caminhões e seguirão por estrada até Gorleben.

No local, cerca mil manifestantes sentaram-se na estrada que dá acesso ao depósito. A polícia também interveio para retirá-los do local e permitir a circulação de caminhões.

O comboio partiu na sexta-feira (7) da fábrica de reprocessamento de La Hague, na França, com resíduos procedentes de centrais alemãs e entrou com mais de 12 horas de atraso pelo sul da Alemanha, por causa de repetidos bloqueios por parte de ativistas antinucleares.

Ao longo do domingo, o trem, composto por 11 vagões, cruzou mais de 1.000 km em direção a Dannenberg, onde ao longo do fim de semana tinham se concentrado cerca de 15 mil pessoas para protestar contra o transporte e armazenamento do lixo radioativo.

Ontem, a passagem do trem foi interrompida por três ativistas que se prenderam às vias com cimento.

Com France Presse e Associated Press

Polícia desfaz à força protesto contra lixo nuclear na Alemanha.

Manifestante é carregado por tentar impedir que um trem com resíduos radioativos, procedentes da França e com destino à Alemanha, chegasse nesta segunda-feira a Dannenberg; a carga chegou com mais de 14 horas de atraso por causa das manifestações antinucleares que marcaram a viagem do material.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir